Pós-graduação em Biotecnologia

18/04/2016

Pós-graduação em biotecnologia bioprospecta variedade de pimenta azul e de maracujá com polpa leitosa.

No modulo de bioprospecção realizado pelos alunos de pós-graduação em biotecnologia da Campo real, foram coletados espécimes de pimenteira com frutos azuis (foto), e de um maracujá com casca avermelhada e polpa leitosa, o material foi enviado para identificação e os pesquisadores não descartam  possibilidade de serem espécies ainda não identificadas,  o professor Durinézio José de Almeida, coordenador da pós- graduação chama atenção para o fato de que frutos azuis são muito incomuns no gênero Capsicum gênero da pimenteira e também , a polpa leitosa encontrado no maracujá, pode indicar alta concentração de compostos ativos  já muito bem descritos no gênero Passiflora.

As espécies são tão promissoras que uma das alunas da pós-graduação (Elizabett Svidzikievicz) vai construir seu projeto de final de curso sobre a avaliação dos possíveis usos comerciais das espécies coletadas.

“ …o processo de pesquisa é longo e são vários os passos documentais de liberação para a pesquisa e para o registro do produto, mas a acadêmica é um exemplo de determinação e a possibilidade de uma patente e real…” afirma Durinézio Jose de Almeida Coordenador do programa.

No modulo os alunos foram capacitados a coletar material botânico e aprenderam as normas para manutenção, transporte e identificação de espécimes com possível potencial comercial. O professor Hulquer Voguel chamou a atenção ainda para a necessidade de repartição e manejo ecológico, com a comunidade do entorno, caso realmente um produto biotecnológico resulte da pesquisa.