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Este curso foi desenvolvido para atender uma demanda que é tanto interna quanto externa. Incluímos dentro da estrutura curricular conteúdos que sejam úteis aos bacharéis e licenciados, visando introduzir conteúdos contemporâneos, baseados em novas metodologias e novas tecnologias para sala de aula.
O produto final dessa construção é um curso multifacetado, que se insere dentro da educação, mas que na verdade atinge múltiplas áreas.
O projeto já se consolidou com a primeira edição, visto que foi constante tensionamento, sendo alterado conforme a realidade da sala de aula exigia, o que gestou uma Pós extremamente prática.
O impacto social é inestimável, visto que o curso está totalmente voltado para a docência do século XXI, que demanda uma nova forma de ver e fazer o processo ensino-aprendizagem.
Interdisciplinar
Promover o debate sobre temas atuais relacionados à educação e docência aperfeiçoando profissionais atuantes em todos os níveis escolares.
Os objetivos específicos do curso são:
Promover a conscientização sobre a educação enquanto direito e política pública;
Melhorar a gestão de ensino em todos os níveis;
Capacitar pessoas para cargos de coordenação;
Fomentar metodologias ativas;
Capacitar pessoas para gerir conflitos no ambiente educacional;
Ampliar possibilidades de ingresso em Programas stricto sensu;
Ampliar a acessibilidade pedagógica já existente;
Melhorar processos de ensino-aprendizagem.
Profissionais da educação, corpo docente e técnico-administrativo do Centro Universitário Campo Real e de toda comunidade externa.
Duração: 12 meses
Início: Outubro de 2019
30
Prof. Ma. Patricia Manente Melhem Rosas
prof_patriciamelhem@camporeal.edu.br
Taxa de matrícula: R$100,00 | Mensalidade: 18 parcelas de R$ 250,00
Descontos de 10% para pagamento em dia | Desconto especial para egressos | Desconto especial para colaboradores da Campo Real e Coligadas UB.
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Profª Ma. Ana Bela dos Santos
Profª Ma. Ana Claudia Silva Abreu
Prof. Esp. Anderson Fadel
Prof. Dr. Atilio Matozo
Prof. Me. Dartagnan Zanella
Prof. Me. Edson Aires da Silva
Prof. Me. Elizania Caldas Faria
Prof. Me. Evelyn Raitz
Profª. Me. Jeciane Golinhaki
Prof. Me. Mateus Cassol Tagliani
Prof. Dr. Nei Alberto Salles Filho
Prof. Esp. Niceia Martin
Profª. Ma. Patricia Manente Melhem Rosas
Prof. Me. Rudy Heitor Rosas
Prof. Me. Sandro Mazurechen
Prof. Esp. Sonia Maria Hey
Educação e Direito | Políticas públicas e educação |
Direito à educação | |
Educação em Direitos Humanos | |
Gestão da Educação Superior | O papel e as dificuldades da coordenação de curso |
Gestão das instituições | |
Documentação institucional no Ensino Superior (PDI, PPI, PPC) | |
Metodologia | Metodologia |
Metodologias Ativas | Webquest como ferramenta para a sala de aula |
Novas tecnologias para a sala de aula | |
Uma nova metodologia: caso problema – leitura – realidade – resolução | |
Conflitos Educacionais | Educação para a paz |
Gestão de conflitos escolares | |
Justiça Restaurativa e Educação | |
Educação e Invisibilidade | Educação e relações de gênero |
Educação e relações étnico-raciais | |
Psicologia e Educação | Habilidades psicológicas e sociais do professores |
Neuroeducação | |
Cognição e afetividade | |
Educação inclusiva e acessibilidade pedagógica | Educação inclusiva e acessibilidade pedagógica |
Técnicas de oratória e apresentações de impacto | Técnicas de oratória e apresentações de impacto |
Avaliação | Avaliação |
Educação bilíngue | Educação bilíngue |
Pesquisa | Currículo Lattes |
TC |
O Centro Universitário Campo Real, ciente de que a experiência acadêmica não se restringe aos bancos escolares, oferece ao aluno um ambiente em que o conhecimento extrapola os limites tradicionais da sala de aula, colocando-o diretamente em contato com as várias linhas de conhecimento.
Para que esse perfil seja obtido, as práticas pedagógicas sugeridas para a condução das disciplinas visam estabelecer as dimensões investigativa e interativa como princípios formativos e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade, por meio de práticas pedagógicas focadas na formação e participação do acadêmico, que incluem:
Aulas expositivas dialogadas, com ênfase na participação direta dos alunos;
Incentivo a iniciação científica e à produção de artigos de base científica que despertam o interesse à criação e à pesquisa e permitem ao acadêmico apresentar na Semana de Iniciação Científica da Campo Real e também em outros eventos de cunho científico além da publicação em revistas científicas;
Atividades de pesquisa bibliográfica, utilizando-se do acervo da biblioteca e de consultas à Internet nos laboratórios de informática, incluindo estudos de casos, simulação de situações do dia a dia, desenvolvimento de projetos inseridos na comunidade e no campo, na área das ciências agrárias;
Flexibilização curricular com inserção de tópicos especiais fazendo com que o acadêmico tenha a oportunidade de ampliar seu conhecimento interdisciplinar necessário para sua formação;
Aulas práticas, na maioria das disciplinas, em laboratórios;
Utilização de tecnologia de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem;
Metodologias ativas, visando o enfrentamento de problemas propostos através de perspectivas não-ortodoxas.
A avaliação do desempenho dos alunos será personalizada em cada disciplina. Estimula-se a avaliação através de produção científica, artigos ou resumos expandidos, bem como por meio de relatórios, apresentações, e, também, através de testes, quando necessário.
Sala de aula;
Data-show;
Laboratórios de informática.
A frequência mínima exigida é a prevista no artigo 34 da Resolução 003/2010 do CONSU, ou seja, 75%.
A forma de controle é feita através de listas de presença assinadas pelos alunos.
Em caso de faltas, será facultada a reposição da carga horária com a participação nas disciplinas elencadas nos tópicos especiais.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será um artigo de conteúdo técnico e científico, dentro das áreas relacionadas às disciplinas, tendo um professor orientador pertencente ao quadro de docentes da pós graduação, dando-se preferência a trabalhos que demonstrem resultados de pesquisas empíricas.
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