Guarapuava - PR Alterar Cidade

Você sabe o que faz o MEC?

Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC) é um órgão do Governo Federal. O MEC trabalha com a promoção e desenvolvimento de todas as esferas da educação no Brasil. Seja educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação superior, educação de jovens e adultos, ensino a distância ou ensino profissionalizante.

 

O MEC teve início em 1930, com a criação do Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública, durante o governo do presidente de Getúlio Vargas. Em mais 80 anos de importantes trabalho, o MEC tem como objetivo promover ensino de qualidade no Brasil. Além disso, também possui uma visão abrangente da educação, com ações integradas.

 

 

Qual a importância do MEC na escolha da profissão?

 

Sem dúvidas, cursar uma faculdade é um excelente investimento para seu futuro profissional. O diploma ajuda muito na hora de conseguir um bom emprego ou avançar no trabalho atual.

 

Mas, no momento de decidir qual caminho seguir, é preciso escolher uma instituição com ótimos conceitos do MEC. Essa decisão influenciará em seu currículo e formação, preparando você para o mercado de trabalho e para o sucesso.

 

MEC e Avaliações no Ensino Superior

 

A avaliação do MEC em relação às instituições de ensino superior é realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O sistema leva em consideração a análise dos cursos, instituições de ensino e a performance dos alunos.

 

O MEC avalia a qualidade das graduações utilizando três indicadores. Para cada um deles é atribuída uma nota de 1 a 5, sendo 5 a nota mais alta. O reconhecimento é concedido aos cursos que cumprem as exigências e possuem condições de formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

 

As notas que os cursos obtiveram nas avaliações do MEC, é um fator importante para escolher a instituição de ensino em que pretende estudar. Além do reconhecimento do MEC, essas faculdades são preparadas para desenvolver seu potencial profissional, conquistando novas oportunidades na vida profissional e pessoal.

 

ENADE

 

O MEC realiza a avaliação dos cursos por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Com a ação é possível identificar o desempenho que a instituição contribuiu na formação. Com a comparação das notas da primeira e última avaliação, o MEC analisa se os estudantes obtiveram informações necessárias e desenvolveram as habilidades pretendidas.

 

Um dos objetivos é verificar os níveis de conhecimento dos estudantes em relação às diretrizes curriculares de seus cursos, além das habilidades adquiridas, o que ajuda a medir se a qualidade do ensino foi satisfatória. A nota é de 1 a 5.

 

Apenas 55% da nota da faculdade depende do desempenho verificado no Enade. Também são avaliados os seguintes quesitos: 30% é em relação à titulação dos professores e 15% com infraestrutura e organização didático-pedagógica.

 

O que significam as siglas da avaliação do MEC?

 

 

CPC (Conceito Preliminar de Curso)

O MEC avalia cada curso da faculdade individualmente, com os desempenhos alcançados pelos estudantes do último Enade. O CPC também considera a avaliação do corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e outros itens. A nota varia de 1 a 5.

 

ICG (Índice Geral de Cursos)

É um indicador de qualidade, em que o MEC considera a média do CPC dos cursos oferecidos pela instituição e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação das instituições. A nota varia entre 1 e 5. Caso seja menor que 3, a instituição é considerada de qualidade insuficiente pelo MEC.

 

Mesmo que uma instituição possua uma avaliação geral mediana (IGC), é possível que algumas graduações tenham desempenho excelente, de acordo com seu CPC.

 

Conceito de Curso (CC)

É realizada pela análise presencial do curso por uma equipe de especialistas do MEC, ele pode alterar ou validar o CPC. Aqueles cursos que tiveram CPC 1 e 2 são incluídos no cronograma de avaliação. Os cursos com conceito maior ou igual a 3 têm a opção de não receber a visita dos avaliadores, podendo dessa forma converter seu CPC em Conceito de Curso, que é permanente.

 

Conceito Institucional (CI)

O CI é feito a partir da análise in loco dos cursos pelo MEC. As instituições que não obtenham as notas mínimas podem não ser reconhecidas ou perder o reconhecimento. Muitos concursos de ensino superior não aceitam candidatos que não tenham seus diplomas reconhecidos pelo MEC, o que necessita que a instituição emissora também seja credenciada pelo órgão.

 

Qual a importância da avaliação do MEC?

 

As instituições que possuem conceitos 1 e 2 são consideradas insuficientes. A partir da nota 3, os cursos são considerados de qualidade suficiente. Quanto maior o conceito, o MEC comprova a qualidade e excelência da graduação ofertada.

 

O reconhecimento da graduação, realizada pelo MEC, demostra que proposta da instituição foi avaliada e fiscalizada. Isso também demostra um padrão de qualidade satisfatório e conferindo validade do diploma no território nacional, além de outros benefícios concedidos ao aluno graduado.

 

Como saber se uma faculdade é reconhecida pelo MEC?

 

O MEC divulga as notas no portal e-MEC, clicando aqui. Basta acessar o site e clicar em “Consulta Avançada”. No campo é possível fazer uma busca pelo nome da instituição, estado, município ou pelo nome do curso.

 

Campo Real

 

A Faculdade Campo Real possui ótimos conceitos do MEC, com graduações reconhecidas como as melhores do Paraná. Conheça mais sobre os cursos ofertados pela instituição no site www.camporeal.edu.br/cursos

 


 


Marcelo Kloczko

Jornalista / Assessor de Imprensa

Faculdade Campo Real