Saiba quais são as mudanças do Enem 2017

Fique atento, pois a partir desse ano, o Enem terá algumas mudanças

No início desse ano, o MEC (Ministério da Educação) anunciou uma série de mudanças no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que serão aplicadas já na prova de 2017. É importante estar atento, pois, com o Enem o aluno pode concorrer à bolsas do ProUni ou financiar as mensalidades do seu curso com o Fies, entre outros benefícios. Algumas dessas alterações são resultado da consulta pública realizada em janeiro e fevereiro de 2017.

Conheça as principais:

• Exame em dois domingos

Ao contrário do que acontecia anteriormente, o exame agora será aplicado em dois domingos, e não mais em um final de semana inteiro. Em 2017, as provas acontecerão dia 5 e 12 de novembro. A ordem das provas também foi alterada. Agora, no primeiro dia de prova os candidatos farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Ela terá 5h30 de duração. Já no segundo domingo serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Os candidatos terão 4h30 para conclusão do segundo dia de provas.

• Certificação de Ensino Médio

A partir de agora, o Enem não contará mais como certificado de conclusão do Ensino Médio. Para receber essa certificação será preciso fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

• A prova

Não será mais necessário identificar no gabarito qual a cor da sua prova. A partir desse ano, as provas virão personalizadas com nome e número de inscrição na capa. Os cartões de resposta virão encartados na prova. A medida prevê mais segurança para a realização do exame. Mas as quatro cores de prova serão mantidas.

• Atendimento especial

Quem precisar de atendimentos especiais e/ou tempo especial na realização da prova deverá solicitar no momento da inscrição. Essa mudança é necessária para que o MEC tenha um controle sobre os documentos de comprovação da doença, apresentado antes do dia de prova.

• Isenção

Para candidatos que desejarem a isenção da taxa de inscrição do Enem, que antes era obtida com a autodeclaração de baixa renda, terão agora seus dados vinculados ao CadÚnico, um banco de dados do Governo Federal para Programas Sociais. Se os dados não forem comprovados como não verdadeiros o candidato perde o benefício. Além disso, caso falte em um dos dias de prova, sem justificar sua ausência, o candidato não poderá solicitar isenção de taxa no ano seguinte. A medida procura diminuir os índices de ausentes no exame

• Resultado por escola

Os resultados do Enem por escola não serão mais divulgados. Até o ano passado, o Enem servia como uma maneira de ranking de qualidade das escolas. A partir de agora, apenas os resultados individuais de cada candidato serão disponibilizados. Segundo o MEC, a alteração foi feita porque o Enem não foi criado para avaliação da escola. Ele pode ser um indicador de qualidade, mas não uma forma de avaliação.

Consulta pública

A consulta pública era composta por três perguntas sobre a aplicação do Enem. 600 mil pessoas responderam às questões. 63% das pessoas votaram para que o exame fosse mantido em dois dias. Outra opção dada era de a prova tivesse apenas 100 questões e fosse aplicada em um só dia. Apenas 36% dos participantes optou por apenas um dia. Na opção de ser aplicado em dois dias, 42% preferiu por dois domingos seguidos. Outra opção dada era a realização do exame virtualmente, mas essa opção recebeu apenas 30% dos votos.

Fique ligado no Enem!

A partir de 20 de outubro o cartão de confirmação estará disponível no site do Enem. No cartão, estão as informações principais para realização da prova. O local onde o estudante fará a prova, número de inscrição e horário das provas. Além disso, o cartão informa se o aluno precisa de atendimento especial e qual a opção de língua estrangeira.

Para acessar, o aluno precisa informar seu CPF e senha cadastradas no momento da inscrição.

Enem na Campo Real

Com a sua nota no Enem você pode concorrer à bolsas do ProUni na Campo Real. Além disso, o exame é requisito para participar do Fies. Saiba mais na página Incentivos.