Ciências Contábeis: a profissão da estratégia financeira

Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis proporciona conceitos e práticas que permitem o domínio da contabilidade em todas suas aplicações.

Escolher qual graduação cursar é definitivamente uma das tarefas mais importantes da sua vida. Afinal, você passará os próximos anos dedicando-se a essa área com o objetivo de construir uma carreira de sucesso.

Os profissionais da área de contabilidade precisam ter afinidade com os números, uma vez que as ações aplicadas estão voltadas às avaliações e análises financeiras. Porém, nos últimos anos, o profissional de Ciências Contábeis passou a ganhar mais importância estratégica.

O contador passou a assumir mais a função de um guia financeiro, ajudando qualquer um a ter uma visão melhor da própria economia para agir melhor com seus gastos e investimentos.

O profissional de Ciências Contábeis também interpreta eventos econômicos e fornece soluções aos dirigentes da empresa para que tomem decisões sobre o negócio, com objetivo de melhorar os resultados. A demanda por esses profissionais está alta, com a adoção no Brasil das normas internacionais de contabilidade.

O PROFISSIONAL

O profissional graduado em Ciências Contábeis é fundamental para o funcionamento de uma empresa. Ele desenvolve um importante papel empresário desde o início. Pois é o contador que registra a instituição junto aos órgãos do governo e obtém o alvará para o início das atividades. É ele quem também elabora as demonstrações financeiras e controla toda as movimentações (contas, empréstimos e investimentos).

Além disso, o contador pode desenvolver suas habilidades em auditoria (verificando os registros contábeis), em perícia contábil (emitindo opinião técnica para solucionar casos judiciais e extrajudiciais), ou ainda, como controller, relacionando os resultados almejados aos controles adequados.

Ciências Contábeis

A GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A graduação em Ciências Contábeis é direcionada para quem tem o perfil voltado para organização e aptidão para trabalhar com números. Por ser uma área com um grande campo de atuação. O curso contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades para o profissional atuar com auditoria, perícia contábil, prestar consultoria financeira ou até mesmo investir no campo universitário.

Assim, a grade curricular de Ciências Contábeis possui disciplinas que estimulam os alunos a tomarem decisões relativas ao mundo dos negócios. Além disso serão desenvolvidas ações de planejamento e o controle do patrimônio de empresas. A graduação proporciona o conhecimento acerca de fatores como forças competitivas, legislação e tendências socioeconômicas.

MERCADO DE TRABALHO

Quem concluir o curso superior de Ciências Contábeis será bacharel. Em seguida, registrado no Conselho Regional de seu estado de atuação, receberá o título profissional de Contador. Poderá atuar em organizações ou empresas públicas ou privadas, em todo o território nacional.

Na profissão de Contador existem vários níveis, até se alcançar o posto de contador-geral.  Muitos se tornam consultores de tributos, auditores, controladores, peritos, operando em conjunto ou isoladamente. Outros ingressam no magistério superior. Ainda há a alternativa de trabalhar em um escritório contábil ou montar o seu próprio.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CAMPO REAL

Quer saber ainda mais sobre a área, matriz curricular e investimento para cursar Ciências Contábeis na Campo Real? Clique aqui e acesse a página do curso.