Guarapuava - PR Alterar Cidade

Conheça 8 curiosidades da Psicologia

Por Gabriel Schram, acadêmico do Psicologia


1)Lou Andreas-Salomé a mulher que encantou Freud, Nietzsche, Josef Breuer,

 

Filósofa, romancista, poeta e psicanalista. Muito bonita e sedutora, que acabou por influenciar as mentes mais brilhantes de sua época deixando até alguns homens loucos de paixão por ela, entre eles temos: Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud, Josef Breuer, Paul Rée, Rainer Rilke, e a lista se estende muito mais. Alguns autores contemporâneos analisam ela como sendo a contra parte feminina de Freud sendo igualmente desmedida e orgulhosa, com mesma energia, e coragem. Roudinesco (2016). Freud chegava a se referir a Lou Salomé como a “Poeta da Psicanálise” chegando mesmo a dizer que sua inteligência era demoníaca. Ela publicou vários livros sobre erotismo e sexualidade feminina, religiosidade, e suas paixões de vida. Porém poucos foram traduzidos para o português. Infelizmente a sua fama não é tão grande com relação a seus feitos, e nos faz pensar sobre sua personalidade que mexeu com a mente dos homens mais brilhantes de sua época que hoje em dia mexem em nossas mentes. (DACORSO, 2017)

 

2) Somente um médico ferido pode curar. – Jung

 

Basicamente o que Jung nos quis dizer, é sobre uma relação entre paciente e terapeuta. Pois em vários momentos o psicólogo é confrontado com aquilo que ele evita. É aquele famoso jargão “cada um tem o cliente que merece”. Nos chama a atenção para sempre fazer terapia e buscar cicatrizar nossas feridas emocionais, nos dando sensibilidade para uma boa relação com o paciente na sessão. Evitando feridas abertas, exibindo a vulnerabilidade do psicólogo como profissional. (TORRES, 2018)

 

3)Não é você quem governa sua própria vida. – Freud

 

Ou como Freud colocaria “O eu não é senhor em sua própria morada” Freud ao desenvolver sua teoria sobre o inconsciente exclamou essa frase, que para ele toda atuação de um sujeito é derivada do seu inconsciente. Ou seja, não somos nós que escolhemos para onde vamos, o que gostamos, mas sim forças inconscientes que estão por trás dos nossos desejos. (DE OLIVEIRA, 2018)

 

4)Skinner conseguia modelar o comportamento de um pombo em menos de 3 minutos

 

De tanto o Skinner buscar entender sobre o comportamento da superstição do seres humanos, uma forma que ele buscou entender foi através do comportamento dos animais e acabou por optar pelo pombo. De fato de tanto ele buscar entender sobre, que conseguia rapidamente modelar o comportamento de pombos e outros animais chegando até a modelar insetos, como abelhas. (SKINNER, 1976)

 

5)Reich contra a indústria farmacêutica

 

Um dos psicanalistas mais radicais da história com sua notória inteligência sendo aceito na Sociedade Psicanalítica de Viena com apenas 23 anos de idade, foi um assíduo discípulo de Freud antes de romper e fundar a psicologia corporal. É envolvido com algumas teorias da conspiração, até os dias de hoje mesmo depois de sua morte. Suas obras chegaram a serem banidas do Estados Unidos e teve seus livros queimados e seu laboratório confiscado, seus estudos foram interrompidos segundo a acusação da Federal Food and Drugs Administration (FDA) do psicólogo estar praticando charlatanismo. Algumas das sua teorias estava relacionada sobre como a psique se manifesta no corpo e como curando o corpo, se pode também curar a psique. Que a energia psíquica está intimamente relacionada à capacidade do orgasmo do indivíduo e satisfação sexual. Essa força psíquica poderia ser encontrada em vários lugares da natureza ou até advinda do sol. Ele criou vários dispositivos para acumular esse tipo de energia que nomeou de orgone com relaçao ao orgasmo. Um de seus notórios dispositivos chamados cloudbuster era capaz de produzir chuva através da manipulação dessa energia,que parece ser similar ao prana do hinduísmo ou chi no budismo. Outro era a caixa orgônica que acumulava essa energia e segundo ele curando até câncer. (CERVENY 2011)

 

6)Quando Lacan excomungou um padre

 

Antonio Di Ciaccia era um padre que em certo momento se viu perdido em sua vida por se apaixonar por alguém e isso conflitava com seu ideal de padre. Ele já realizava análise a algum tempo mas procurou Lacan para dar continuidade. Segundo o ex padre “No início, era para ser apenas um “controle”. Eu já estava em análise, mas ele me fez entender rapidamente que eu devia falar de mim. Ele parecia impetuoso, tinha uma atitude do tipo “vamos, se mexa!”. Antonio deixou de ser padre e hoje em dia tem família e filhos. (ENTRE SESSÕES E SEMINÁRIOS, EU VIVI A UTOPIA DE LACAN, 2011)

 

7)O Psicólogo que usava LSD em seus pacientes

 

Segundo Stanislav Grof, medico, psicólogo e psiquiatra quando pacientes atingiam outros estados de consciência, através do ácido lisérgico vulgo LSD, emergia-se o inconsciente de maneira intensa, importante para a recuperação da saúde mental, visto que experiências traumáticas e demais bagagens emocionais desfavoráveis poderiam ser trabalhadas de forma mais incisiva e direta. Mais tarde desenvolveu uma técnica chamada respiração holotrópica, através da qual é possível atingir estados de consciência semelhantes ao LSD através da hiperventilação, como alternativa ao uso clínico do LSD, tornado ilegal. (STANISLAV, 2019)

 

8)Gestalt Terapia e a agressividade verbal ao seus pacientes

 

A agressividade verbal pode ser caracteriza na tentativa do psicólogo gestaltiano frustrar seu paciente de tal maneira, para que ele busque forças interiores adormecidas para lidar com a situação da agressividade na terapia, através da frustração, agressividade verbal psicólogo gestaltiano consegue trazer a atenção do sujeito para o momento presente, evitando quaisquer que sejam divagações mentais, porque segundo a gestalt terapia qualquer fuga para o passado ou presente é analisado como resistência de um encontro consigo mesmo. (DE MEDEIROS AGUIAR, 2015)

 

Segundo o fundador da gestalt terapia

 

“Cada vez que o mundo adulto impede a criança de crescer, cada vez que ela é minada por não ser frustrada o suficiente, a criança está presa. Assim, em vez de usar seu potencial para crescer, ela agora usará seu potencial para controlar o mundo, os adultos. Em vez de mobilizar seus próprios recursos, ela cria dependências. Ela investe sua energia na manipulação do ambiente para obtenção de apoio. Ela controla os adultos, começando a manipulá-los ao discriminar seus pontos fracos”. (Perls, 1977, p.55)

 

 

REFERÊNCIAS

 

DACORSO, Stetina Trani de Meneses e.Lou Andreas-Salomé: o que você tem a nos dizer?.

 Estud. psicanal. [online]. 2017, n.48, pp. 181-194. ISSN 0100-3437.

 

ROUDINESCO, E. Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

 

TORRES, Renata Ferraz. O curador-ferido e a individuação. Junguiana,  São Paulo ,  v. 36, n. 1, p. 49-58,   2018 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-08252018000100008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  07  jun.  2020.

 

DE OLIVEIRA, Iza Maria. HABITAR NOS AVESSOS DE SI. Psicanálise & Barroco em Revista, 2018, 12.1.

 

SKINNER, Burrhus Frederic. Particulars of my life. 1976.

 

CERVENY, Randy. The Strange Career of Wilhelm Reich, the Original “Cloudbuster”. Weatherwise, 2011, 64.5: 42-47.

 

STANISLAV GROF. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Stanislav_Grof&oldid=57653479>. Acesso em  07  jun.  2020

 

ENTRE SESSÕES E SEMINÁRIOS, EU VIVI A UTOPIA DE LACAN. In: UNISINOS, Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/500761>. Acesso em  09  jun.  2020

 

DE MEDEIROS AGUIAR, Luciana. O papel da frustração e da confirmação em psicoterapia. In: XIV Congresso Internacional de Gestalt-Terapia. 2015.

 

PERLS. Gestalt-terapia explicada. São Paulo: Summus, 1977.