Guarapuava - PR Alterar Cidade

Quais são os caminhos para diminuição da ansiedade?

Artigo produzido pelos acadêmicos de Psicologia, Beatriz Scussel, Bruna Viriato, Joice da Silva, Marília Berbert e Valdenei Oliveira.


 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), demonstram que o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas no mundo: 18,6 milhões! Dessa forma, segundo Araújo (2017) existem alternativas que podem auxiliar a controlar a ansiedade.

 

Veja algumas delas a seguir:

• Organizar-se antes de tudo!
• Praticar atividades físicas!
• Manter a atenção no presente!
• Dedicar tempo para seu autoconhecimento!
• Ter contato com quem você ama!

 

Além disso, você sabia que a tecnologia pode ser sua aliada nesse processo? Confira algumas ferramentas que podem ser úteis:

 

• Cíngulo

O aplicativo disponibiliza diversas técnicas, áudios e textos que contribuem para seu autoconhecimento. O cíngulo também possui um diário emocional onde o usuário escreve seus sentimentos e consegue acompanhar a evolução emocional durante os meses.

 

• Querida Ansiedade

O aplicativo busca ajudar pessoas ansiosas, disponibilizando informações. Nele, o usuário pode escrever o que está sentindo e ter acesso à passos para realizar exercícios de respiração e meditação.

 

• Lojong: Meditação e Mindfulness

O aplicativo é voltado para a meditação e seus benefícios, além de ensinar técnicas de relaxamento, foco e atenção. Também tem como proposta o treinamento do cérebro, focado em realizar atividades que auxiliem para o bem estar psicológico.

 

• Podcasts

Os Podcasts são uma ótima ideia para que os usuários do aplicativo foquem sua atenção em seus assuntos favoritos e aprendam com eles!

 

• Eurekka

Há um site, chamado Eurekka! Nele encontram-se alguns exercícios, com instruções que podem ajudar em momentos de crises.

 

A ansiedade tem consumido você? Procure um profissional de Psicologia! Ele poderá, por meio da psicoterapia, reconhecer quais fatores são desencadeantes da ansiedade e desenvolver estratégias de controle e enfrentamento da mesma.

 


ARAÚJO, A. 15 dicas para controlar a ansiedade. Minha Vida. 2017. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/4327-15-dicas-paracontrolar-a-ansiedade. Acesso em: 06/06/2020

CHAVES, M. P. B. & CORRÊA, Y. J. C. Ansiedade e depressão: Dificuldades e caminhos a serem descobertos. Alfenas, Minas Gerais. 2018. Disponível em: https://www.unifalmg.edu.br/pet/sites/default/files/Apostila%20Minicruso%20PET%20-%20Ansiedade%20e%20depress%C3%A3o.pdf. Acesso em: 08/06/2020.

ESTADÃO CONTEÚDO. Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS. Exame. 2019. Disponível em: https://exame.com/ciencia/brasil-e-o-paismais-ansioso-do-mundo-segundo-a-oms/. Acesso em: 08/06/2020.

EUREKKA. Desacelera: exercícios para diminuir ansiedade. Disponível em: https://eurekka.me/desacelera/#. Acesso em: 08/06/2020