Guarapuava - PR Alterar Cidade

Você sente o peso da culpa após comer?

Artigo produzido pelas acadêmicas de Nutrição, Ana Flavia Kutz Santana, Thais Schamosin da Silva, Luiza Gabriely Hansen Kuiavski e Evelin Leal.


Você é do tipo de pessoa que se sente mal após se alimentar, tem aquela sensação de que não deveria ter comido?

 

A maneira com a qual nos relacionamos com a comida interfere diretamente na alimentação e no sentido que lhe é dado, seja a um prato de salada, seja a uma fatia de pudim. Os sentimentos e pensamentos relacionados ao comer refletem muito mais que hábitos alimentares, no fundo, refletem o comportamento alimentar.

 

O alimento mais saboroso é consequentemente mais calórico é visto pela sociedade como ruim, exemplo deste está, a pizza, os chocolates e os fast-foods em geral. Porém independente se o alimento é maléfico ou benéfico para a saúde, há sentimento envolvido no ato de comer, ligado a socialização, comemoração, recordações e o sentimento de culpa está presente.

 

Os sentimentos como estresse, desconforto emocional, insegurança e insatisfação com a imagem corporal, são fatores que levam a busca da comida como compensação, o que também pode gerar o sentimento de culpa. Além da culpa, pode haver a necessidade de comer sozinho ou em segredo, para não sentir que há um julgamento em relação à quantidade, ou à forma de se alimentar

 

A sensação de estar fazendo algo errado ao comer gera muita angustia, podendo ocasionar possíveis transtornos alimentares, algo grave que deve ser tratado assim que diagnosticado, para que evite-se maiores complicações.

 

Uma rotina com atividades físicas também auxilia no processo. A prática de exercícios traz muito mais saúde e disposição, melhorando o humor e trazendo alívio para a ansiedade, que tende a se associar à compulsão. Além disso, as atividades previnem a obesidade e o sobrepeso, tornando o corpo mais leve, e também impactam na potencialização do sistema imunológico.

 

Devemos ter uma boa relação com a nossa alimentação, visando nosso bem estar com nós mesmos e com a comida. Uma boa reeducação alimentar nos proporciona uma relação harmoniosa e compensatória com a comida. Você não irá deixar de comer aquilo que gosta, porém, aprenderá o equilíbrio entre quantidade e qualidade.

 

Sentiu culpa depois de comer? Não se julgue, não entre em pânico e não deixe o desânimo e a ansiedade tomarem conta. Também deixe de lado a vergonha ou receio de buscar ajuda de profissionais para superar este obstáculo, pois quebrando essa barreira e compreendendo os mecanismos que estimulam a compulsão é possível obter uma rotina muito mais saudável e equilibrada!