Guarapuava - PR Alterar Cidade

Como lidar com a ansiedade na vida acadêmica?

Artigo produzido pelos acadêmicos de Psicologia, Ana Caroline da Silva, Jean Schwab, Jéssica Meira, Maria Eloísa Michelin e Scheila Ariela Pierezan.


Todo mundo lembra de suas primeiras apresentações em público, principalmente na escola ou faculdade, das quais geram nervosismo, ansiedade, as mãos ficavam tremendo, sudorese e até mesmo esquecimento do que iria falar. Muitas pessoas têm dificuldades de controlar a ansiedade e o nervosismo, até mesmo, antes da apresentação, medo do fracasso, de ser criticado, comparado ou rejeitado pelo público.

 

Sendo assim, algumas dicas podem ajudar a gerenciar o nervosismo, antes de apresentar

 

 

 

Quer saber algumas dicas para melhorar seu desempenho de falar em Público?

 

Dica 1

 

O curso de oratória

 

Explicando a palavra oratória é a arte de falar em público, o curso disponibilizado auxilia as pessoas a desenvolverem algumas habilidades ligadas à comunicação. O curso abrange aspectos que vão além da simples oratória, e ajudam as pessoas principalmente a aprender a falar em público, perder a timidez e melhorar a eficiência da comunicação.

 

Dica 2

 

Realizar exercícios em casa ou em determinado tempo que antecede a apresentação, como de respiração e manter – se calmo, expor o conteúdo para si mesmo ou alguém que se sinta à vontade podendo assim ir aperfeiçoando seu desempenho e treinando para o sucesso e bem-estar na apresentação.

 

Dica 3

 

Quando procurar um psicólogo?

 

Quando sentir que esse medo é acentuado e persistente em situações sociais ou de desempenho nas quais o indivíduo teme se sentir envergonhado ou embaraçado, afetando diretamente nas ações no dia a dia.

 


Ansiedade na Mulher Moderna

 

Ao longo do tempo a mulher esteve mais presente na sociedade, assumindo muitas responsabilidades e se tornando um exemplo de liderança, contudo, pode estar sobrecarregada e não percebe isso.  A correria do dia a dia te deixa exausta demais, toda essa correria de trabalho, filhos, casa, entre outros afazeres podem desencadear em ansiedade, claro que somente isso não gera um diagnóstico, qualquer dúvida procure um Psicólogo. Mas antes de tudo é importante tirar um momento para o seu lazer, fazer atividades que relaxem.

 


 

Referências do trabalho a ser postado no Blog

 

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.

 

KINRYS, Gustavo. WYGANT, Lisa E. Transtornos de ansiedade em mulheres: gênero influencia o tratamento?. Rev Bras Psiquiatr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbp/v27s2/pt_a03v27s2.pdf acesso em 25/05/2020.

 

CONTENTE, Rock, blog. 5 dicas de oratória para você fazer apresentações com segurança. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/oratoria/ acesso em 07/06/2020.