10 dicas para arrumar as malas

A parte difícil de viajar é escolher o que levar? Não mais! Confira as dicas da Campo Real

Arrumar as malas pode ser a pior parte para quem gosta de viajar. É sempre difícil escolher o que levar e, principalmente, como organizar as malas para a viagem. E ainda, como manter a mala organizada durante a viagem. Ninguém gosta de perder tempo organizando, menos ainda de ter suas roupas amassadas e bagunçadas. Essa parte das suas férias pode se tornar menos dolorosa se você seguir algumas dicas bem práticas de organização.

• Faça uma lista

Assim que começar a planejar sua viagem, faça uma lista de coisas que você precisa levar. Desde as coisas mais básicas até os pequenos detalhes que podem fazer a diferença nas suas férias. A lista é importante para que você não esqueça de nada e visualize melhor sua bagagem. Se tiver tempo, detalhe as peças de roupa que irá levar. Facilitará a sua vida!

• Escolha as malas certas

Pode parecer pouco, mas a escolha das malas certas ajudará e muito na sua organização. Escolha uma mala adequada ao período da sua viagem e que não cause incômodos para a sua locomoção. Escolha bem sua bagagem de mão, também.

• Escolha as roupas certas

Outra dica que parece óbvia mas que faz a diferença. Veja a previsão do tempo para o seu destino, para não correr o risco de levar roupas desnecessárias ou faltar peças de acordo com o clima.

Tente planejar suas saídas para, assim, saber quais roupas levar. Faça combinações e opte por roupas neutras, que sejam fáceis de combinar entre si. Escolhendo as roupas certas você poderá, também, levar os calçados ideais para cada ocasião. Dessa forma, você não corre o risco de levar peças desnecessárias, que servirão apenas para pesar sua mala.

• Separe as roupas antes de colocá-las

Após escolher o que levar, separe tudo de uma forma que você consiga visualizar antes de colocar na mala. Essa dica serve para que você consiga ver o que está levando, o que está faltando e se existem peças desnecessárias. Dessa forma, você já terá uma noção da quantidade de coisas que está levando e poderá arrumar a mala uma vez só. Sem aquele trabalho de arrumar tudo, tirar algumas coisas porque faltou espaço e arrumar novamente.

• Organize os sapatos

Os sapatos podem ser um grande problema para a organização das malas. Afinal, eles ocupam muito espaço e peso. Na hora de escolhê-los procure seguir as dicas para escolha das roupas: veja a previsão do tempo e tente imaginar sua programação, além de combiná-los com as roupas que você está levando.

Na hora de colocá-los nas malas, uma boa ideia é usar toucas de banho descartáveis para colocar os calçados dentro. Elas evitarão que os calçados sujem a mala ou as roupas.

• Tenha kits de pequenos frascos

Se sua viagem é de poucos dias, não faz sentido levar uma embalagem grande de shampoo. Se é de vários dias, é bem possível que você consiga comprar no seu destino seus itens de higiene. Então, invista em um kit de pequenos frascos. Eles economizam espaço na sua mala e ainda podem ser mais seguros, evitando vazamentos de produtos.

• Organize seus itens de higiene e produtos de beleza

Separe seus itens de higiene e beleza em pequenos saquinhos para distribuir melhor na mala ou na bagagem de mão. Além de melhorar o espaço utilizado, ainda ajuda você na hora de encontrar seus objetos. O ideal é separar pelo menos um para medicamentos, um para objetos de higiene e um para maquiagem.

• Otimize os espaços

Procure utilizar ao máximo os espaços da sua mala. As meias podem ir dentro dos sapatos. Além de economizar espaço, fica mais prático na hora de usar. Outro lugar para guardá-las, no caso das mulheres, é dentro do sutiã. Isso também evita que eles amassem e percam a forma. Os cintos podem ser colocados abertos dentro da mala. Procure viajar com o casaco e o calçado mais pesado, também, para evitar desperdício de espaço na mala.

A melhor forma de dobrar suas roupas é enrolando elas. A não ser para peças volumosas ou que amassem muito, essa é a melhor forma de guardar as roupas. Além de economizar espaço, é mais fácil de visualizar as roupa, evitando a bagunça para procurar uma peça.

• Deixe algum espaço de sobra

É praticamente impossível viajar sem voltar com pelo menos alguma coisa a mais na bagagem. Seja uma lembrancinha, duas ou várias. Ou ainda algo para você mesmo. Por isso, se a mala estiver muito cheia, você corre o risco de ter que comprar uma mala pequena extra ou ter que apertar tudo na hora de voltar. Para não correr esse risco, deixe sempre algum espaço sobrando.

• O cabide

Agora, imagine que sua roupa preferida é uma blusa que amassa dentro do guarda-roupa. E você precisa muito levá-la na viagem. Dentro de uma mala ela ficará totalmente amassada. Para que você não precise deixar sua roupa ou usá-la amassada, a dica é levar um cabide com você. Quando for tomar banho, coloque a roupa no cabide e deixe no banheiro. O vapor do banho irá desamassar sua roupa!

Com essas dicas da Campo Real, ficou muito mais fácil arrumar sua bagagem, não é?

Mas, se você não vai viajar, não fique triste! A Campo Real separou dicas de séries e livros para você se divertir, mesmo em casa, durante as férias!