Dicas e cuidados com a alimentação na praia

Cuidados com a Alimentação na Praia

No verão as temperaturas são elevadas, aumentando assim as chances de contaminação e deterioração dos alimentos. Para isso, a forma de conservação adequada é fundamental para garantir a qualidade do que comemos. Erros no preparo e armazenamento podem comprometer a saúde do consumidor. Confira dicas e cuidados com a alimentação na praia.

A higiene e refrigeração dos alimentos deve ser redobrada, evitando infecções e viroses. Por isso, escolha sempre preparações de boa procedência. E na hora de preparar certifique-se que os utensílios, equipamentos e o local está limpo. Depois de pronto, para armazenamento, observe a temperatura.

Se possível, prepare seu lanche em casa

Confira a data de validade dos alimentos, faça a higiene adequada das verduras, frutas e legumes. Evite as bebidas alcoólicas, elas podem contribuir para a desidratação, além de possuir muitas calorias. A comida preparada no mesmo dia e armazenada em isopor ou recipiente adequado com as temperaturas oferece menor risco a saúde.

RECOMENDAÇÃO!

Prepare lanches em casa de fácil transporte e seguro armazenamento, como sanduíches leves, frutas, biscoitos integrais, castanhas, frutas frescas e secas e água em bolsas térmicas.

Opte por frutas com alto teor de água para hidratação, como melancia, melão e manga. E também banana, maçã, pêra e ameixa frescas devido fácil transporte. Mas cuidado com o armazenamento! Não abrigue em lugar úmido, sujo e com radiação solar.

Faça a escolha certa dos alimentos

Couve, brócolis, ervilhas, são alimentos ricos em luteína e zeaxantina, que atuam como filtro para os raios ultravioletas. As frutas de coloração amarela, vermelho e laranja, como mamão, goiaba, manga, melão, laranja, morango e melancia e os vegetais como abóbora, cenoura, couve, brócolis e tomate também auxiliam nessa proteção da pele. Elas são fonte de vitamina C e betacaroteno, com ação antioxidante, que auxiliam no combate dos danos dos radicais livres, vindos da exposição solar.

Castanhas, amêndoas, nozes, gérmen de trigo, semente de girassol, milho e amendoim são fonte de selênio e vitamina E e auxiliam na proteção. Salmão, sardinha e linhaça são ricos em omega-3 e atuam na inflamação e por conseqüência nas manchas presentes na pele oriundas de exposição solar.

Cuidados com a alimentação na praia

Atente-se a higiene do estabelecimento ou carrinho, e principalmente observe se há lugar apropriado para lavar as mãos. Na hora de comprar o coco verifique se ele foi higienizado e se a faca foi limpa antes de cortá-lo. Ah, e sempre peça canudo embalado individualmente! Eles são grandes vetores de microorganismos. As preparações com maionese devem ser evitadas, pois sem refrigeração, sua deterioração é rápida.

Evite comer na praia

Para não estragar as merecidas férias, evite queijo coalho ou embutidos de ambulantes, pois a falta de refrigeração pode estragar o alimento e causar intoxicação alimentar.

A Vigilância Sanitária orienta evitar os derivados de animal, como queijo coalho e espetinho de camarão. Sua conservação é difícil e contaminação facilitada. Muitos destes produtos são perecíveis, possibilitando proliferação de microorganismos.

Lembrete!

Caso você vá almoçar em algum restaurante ou comer fora de casa, prefira as os legumes e vegetais cozidos. Evite comer saladas cruas.

PREVINA-SE!

Para evitar contaminações, lave as mãos antes de manusear e preparar os alimentos e também antes de se alimentar.  Em caso de intoxicação, repouse e faça uma ingestão elevada de líquidos, como água de coco e isotônico e uma alimentação mais leve.

Larine de Lara  – Acadêmica de Nutrição da Campo Real