A nova administração do futuro

Conheça o perfil do profissional e onde pode atuar

Um administrador pode gerenciar os recursos financeiros, humanos ou materiais de uma empresa. Para atuar nessa área, é preciso ter perfil de liderança. Apesar de nem sempre ser o administrador geral de uma empresa, na grande maioria dos casos será líder de uma equipe.

Quem deseja cursar Administração, portanto, precisa estar consciente de que será o administrador de um setor e líder de uma equipe e responsável por conduzir sua equipe para o sucesso.

O papel do administrador varia de acordo com o tamanho da organização. Em empresas grandes, ele trabalhará em uma seção específica e, assim, precisará de conhecimento especializado. Seu crescimento pode o tornar diretor ou presidente da empresa.

Já em pequenas empresas, o administrador pode acumular tarefas. Torna-se, dessa forma, um polvo humano. Ele poderá trabalhar com inúmeras habilidades e especialidades da Administração.

Em ambos os locais de trabalho, é fundamental que o administrador possua algumas habilidades:

• Ser detalhista e perfeccionista;
  • Ser capaz de manter a calma sob pressão;
  • Ter uma abordagem metódica e profunda do trabalho;
  • Ser organizado;
  • Ser bom motivador no trabalho em equipe;
  • Ser bom na construção de relacionamentos;
  • Construir autoridade pelo reconhecimento e não pelo cargo.

Perfil do profissional

Além da capacidade de liderança, o administrador precisa ter perfil criativo e com visão global. É preciso criatividade na resolução de problemas. Também, é necessário visualizar o todo do negócio em que atua, o mercado de trabalho e da macroeconomia, para ter sucesso e saber conduzir a equipe.

É preciso, também, ser estrategista e competitivo. Com as informações chegando cada vez mais rápido e a um número maior de pessoas, a competitividade é cada vez maior. Por isso a importância de elaborar estratégias cada vez mais complexas. Assim, boas estratégias e ser competitivo são características fundamentais para quem quer se tornar um administrador.

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho para um administrador é bastante amplo. Mas é preciso se especializar para conquistar seu espaço. Escolher uma área, fazer a especialização e adquirir experiência é essencial. A experiência, aliás, é o que os empregadores procuram em seus funcionários.

Para isso, algumas dicas são importantes para boa colocação no mercado de trabalho:

• Ser um bom aluno durante a faculdade;
  • Iniciar os estágios em áreas de atuação que tem interesse em atuar;
  • Buscar estágios em empresas de referência;
  • Construir network participando de workshops e cursos da área.

Áreas de atuação

As áreas de atuação, assim como o mercado de trabalho, são amplas. Surgem segmentos novos a cada dia e todos eles precisam de um administrador especializado. Existem áreas de atuação desde as mais tradicionais até mais recentes que estão crescendo e tendem a ser geradoras de empregos nas próximas décadas.

As mais tradicionais são:

• Administração de Materiais e Patrimoniais;
  • Administração de Produção;
  • Administração de Sistemas de Informação;
  • Administração do Terceiro Setor;
  • Administração e Seleção de Pessoal;
  • Administração Hospitalar;
  • Administração Pública;
  • Administração Rural;
  • Auditoria;
  • Comércio Exterior;
  • Controladoria;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão de Qualidade;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Recursos Humanos;
  • Relações Industriais.

As mais recentes e que estão em alta no mercado são:

• Administração em sustentabilidade e responsabilidade social;
  • Administração em startups;
  • Administrador de setor esportivo;
  • Administrador de rede hoteleira;
  • Administrador de tecnologia de informação;
  • Administrador de marketing digital.

Administração na Campo Real

O curso de Administração na Campo Real tem 15 anos de atuação. Já são mais de 2000 alunos graduados. Os professores têm vasta experiência profissional e o curso tem o maior conceito do MEC em Guarapuava. Para auxiliar os acadêmicos na carreira, possui projetos de imersão na vivência profissional. Conheça o valor de investimento, a matriz curricular e o corpo docente do curso na página de Administração.