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Você gosta de promover o bem-estar do próximo? Os enfermeiros trabalham com a vida das pessoas, em uma rotina de cuidados e procedimentos, mas também com atenção e amor pelo próximo.
Coordenar e supervisionar atividades, além de cuidar das pessoas, prestando assistência aos pacientes, garantindo o bem-estar durante o tratamento de doenças ou internação hospitalar.
Você poderá desenvolver seus conhecimentos em hospitais, clínicas, ambulatórios, serviços de emergência (Samu), empresas (enfermagem do trabalho) ou atendimento domiciliar.
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O curso de Enfermagem da Campo Real tem seu currículo estruturado para a formação de profissionais com o seguinte perfil do formando egresso/profissional: Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
O Enfermeiro deverá estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética.
Seu trabalho deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
Também devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
Atuando em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
Nas atividades administrativas, o enfermeiro deve estar apto a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que deve estar apto a ser empreendedor, gestor, empregador ou liderança na equipe de saúde.
No campo da educação permanente, os enfermeiros devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação quanto na sua prática. Dessa forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.
O Trabalho de Curso (TC) está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Enfermagem, em acordo com a Resolução CNE/CES Nº3, de 7 de novembro de 2001. É de exigência obrigatória para o curso de Enfermagem, já que é um estágio inicial da vida científica do aluno.
Para o seguimento da elaboração do TC, o Curso de Enfermagem deverá estar inserido em algumas Linhas de Pesquisa, dando suporte às escolhas dos temas dos alunos. Essas linhas são: Fundamentos de Enfermagem, Assistência de Enfermagem, Administração de Enfermagem e Ensino em Enfermagem.
O Trabalho de Curso tem a função de organizar os conteúdos obtidos pelos acadêmicos no decorrer do Curso de Graduação, na medida em que estes escolhem temas de pesquisa e desenvolvem reflexões relacionadas com os conhecimentos trabalhados nas disciplinas.
O TC deve oferecer aos acadêmicos a oportunidade de desenvolver procedimentos metodológicos e de pesquisa que propiciem sistematizar, na prática, as noções teóricas adquiridas. Portanto, consiste em realizar uma pesquisa orientada e propiciar o desenvolvimento da produção científica. O número de vagas para orientação de cada professor vai depender dos padrões de qualidade do curso.
O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Enfermagem é obrigatório. Acontece nos sétimo e oitavo períodos do curso.
Ele visa o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, concedendo ao aluno a oportunidade de vivenciar a prática profissional do enfermeiro antes da sua inserção no mercado de trabalho.
Os níveis de atuação para a realização dos estágios são: ambulatorial, hospitalar, comunitário/unidades básicas de saúde e outros. As disciplinas que estão inseridas nas práticas de campo são as seguintes: Enfermagem em Doenças Transmissíveis, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem em Pronto-Socorro, Enfermagem em Saúde Pública, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, Enfermagem em Unidades de Cuidados Intensivos, Enfermagem Pediátrica e Neonatal, Administração em Unidades de Internação, Administração em Unidades Básicas de Saúde.
O estágio proporciona ao aluno a prática relacionada às diferentes disciplinas apresentadas durante o curso. Favorece o conhecimento do trabalho multidisciplinar, o contato direto com o paciente, familiares e comunidade. Fornece o campo necessário à pesquisa e às diferentes práticas que devem ser adotadas a cada caso.
Conforme indicado na Matriz Curricular do Curso e do ponto de vista acadêmico, o Estágio consiste em atividades práticas realizadas pelo acadêmico, com a supervisão de um professor designado para essas atividades. Portanto, são atividades obrigatórias do curso para consolidar as competências estabelecidas, permitindo, assim, que os conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações, voltadas às dimensões do ser, do saber, do saber fazer e do conviver, delineando-se, dessa forma, o perfil do egresso.
REGULAMENTAÇÃO
O Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem será regulamentado institucionalmente pelo CONSEPE no momento oportuno de oferta.
As Atividades Complementares, conforme dita o Curso de Graduação em Enfermagem, definem-se como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou à distância, a saber: monitorias e estágios; programas de iniciação científica; programas de extensão; estudos complementares; cursos realizados em outras áreas afins, visitas técnicas e estágios de observação.
Todas essas ações estão inseridas nas práticas de ensino, pesquisa e extensão, são de caráter obrigatório e deverão ser desenvolvidas até a finalização do curso de Enfermagem.
REGULAMENTAÇÃO
As Atividades Complementares do Curso de Enfermagem estão regulamentadas institucionalmente pela Resolução CONSEPE n° 04/2009, de 30 de março de 200
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