Pós-Graduação em Nutrição Clínica finaliza módulo sobre Neoplasias do Trato Gastrointestinal com aula prática

22/02/2017

A pós-graduação lato sensu é uma maneira rápida e prática de agregar conhecimento às atividades profissionais. Neste sentido, buscando o aprimoramento constante, nesse sábado, 18 de fevereiro, a terceira turma da pós-graduação em Nutrição Clínica realizou uma aula prática como finalização do módulo sobre neoplasias do trato gastrointestinal. O módulo foi ministrado pela professora Ma. Raquel Goreti Eckert, a qual possui ampla experiência na área de oncologia. Na aula prática, os alunos desenvolveram pratos e preparações que podem ser indicadas para pacientes que apresentam os sintomas relacionados a essas patologias.

“A aula prática de gastronomia hospitalar para pacientes com câncer mostra como é importante a parte de qualidade dos alimentos que é apresentado ao paciente. Tanto na parte nutricional como na aparência do alimento para que se torne atrativo para que o paciente tenha interesse em se alimentar, além de satisfazer a parte emocional e psicológica. A aula prática com certeza foi muito positiva, principalmente ver como o nutricionista pode trabalhar em conjunto com um chefe de cozinha para melhorar a qualidade da alimentação do paciente, este que sofre com os efeitos dos tratamentos e tem dificuldade ao se alimentar, e dessa forma, poder ajudar no tratamento nutricional”, comenta a especializanda Marina Machado Gonzales.

Já o especializando Lentulus Cremasco enfatiza a importância da pós-graduação no contexto atual. “A pós-graduação pode ser observada como uma oportunidade de transformação, de aprimoramento do profissional, objetivando elevar a criticidade, a eficiência em face de um mercado de trabalho exigente. Onde estar apto pressupõe um instruir-se continuamente, pois a realidade prática é cada vez mais versátil acerca das relações humanas, técnicas, financeiras, entre outras. Onde a competência deve ser otimizada na busca de soluções e/ou resultados”, acredita.