Acadêmico de Engenharia Agronômica se destaca nacionalmente por projetos ambientais

04/04/2014

O reconhecimento pela dedicação aos estudos está vindo precocemente para o acadêmico de Engenharia Agronômica da Faculdade Campo Real Evandro Santana de Souza. Recentemente foi um dos finalistas da 7 ª edição Prêmio Ozires Silva na categoria Empreendedorismo Ambiental, modalidade estudante.

Concorrendo com estudantes de oito estados brasileiros, Evandro ficou em segundo lugar com o projeto “Educação Ambiental no Campo”, que foi introduzido na Comunidade Rural de Campina do Simão com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Através de palestras com profissionais da área ambiental e com a implantação de atividades de recuperação de mananciais, mata nativa e fauna, Evandro foi além e conseguiu também repassar a comunidade a funcionalidade da coleta de lixo orgânico e seletivo. Hoje a comunidade, que antes não tinha coleta periódica, conta com o serviço disponibilizado pela administração pública e utiliza a parte orgânica na compostagem e a parte reciclada é separada para a associação dos catadores de lixo reciclável, possibilitando uma fonte extra de renda.

“Iniciativas como a do acadêmico Evandro devem ser valorizadas pelo meio acadêmico e também fora dele, pois enriquecem o currículo, conscientiza as pessoas sobre os direitos e deveres do cidadão consciente e engrandece a luta pela preservação do Meio Ambiente”, destaca o professor Daniel Alberto Machado Gonzales, orientador do acadêmico.

Evandro ainda trabalha em outros projetos em andamento como pastagem, melhoramento genético do milho, agricológico, plantas medicinais, segurança alimentar (concorrendo ao prêmio Jovem Cientista), Ovinocultura, criação de gado de corte (consórcio rotativo), entre outros e os convites para participar de premiações nacionais e internacionais não param de chegar.

Os projetos de Evandro estão sendo disputados pelos prefeitos da região. O prefeito de Campina do Simão, Laureci Miranda, abriu as portas para o primeiro projeto do acadêmico que, inicialmente com o plantio de 500 mudas, dava o pontapé de início no projeto que mudaria a realidade da comunidade. Esta semana o prefeito informou para a Faculdade que já fez o pedido de 5 mil mudas, para dar continuidade ao projeto de Evandro.

No projeto ambiental inscrito no prêmio da Bauer, dentre os 114 projetos inscritos, em 3 meses de projeto, Evandro conquistou a 15 ª colocação nacional. “Concorri com acadêmicos de Mestrado na grande maioria e com projetos com mais de 5 anos de execução. Fiquei feliz por, em 3 meses de implantação ter conseguido demonstrar que idéias simples podem gerar excelentes e práticos resultados”, destaca Evandro que deve fazer intercâmbio na Nova Zelândia dentro de alguns meses.

“Ele é um exemplo para todos os estudantes. A maioria só pensa em desenvolver projetos no último ano, para passar. Ele certamente será um profissional disputadíssimo pelo mercado de trabalho”, diz orgulhoso o professor Daniel. Evandro desenvolvou o primeiro projeto no primeiro semestre do curso, o que já o qualificou para o Prêmio Ozires Silva.