Acadêmicos de Medicina Veterinária realizam exposição sobre a memória do homem do campo na cidade de Guarapuava

20/11/2015

Os acadêmicos dos 2º períodos do Curso de Medicina Veterinária, realizaram, na disciplina do Sociologia e Relações Étnico-Raciais, sob orientação do prof. Luigi Chiaro, a Exposição: ‘Para que a Memória não se perca: homenagem ao homem do campo que dele tira o sustento sem tirar-lhe a dignidade’.

A Exposição, já em sua segunda edição, foi realizada na sede da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava e do Instituto Histórico de Guarapuava. Inaugurada na noite do dia 12 de novembro com a participação de acadêmicos e professores da Campo Real, permaneceu aberta até o dia 20 de novembro.

Objetos antigos de uso diário nas fazendas, foram trazidos pelos acadêmicos. Destaque foram um Pilão, torneado por escravos (2ª metade do séc. XIX), e uma máquina de costura manual da mesma época; em perfeito estado de funcionamento). Fotos de fazendas históricas da região foram graciosamente prestadas pelo Sindicado Rural de Guarapuava.

O Instituto Histórico de Guarapuava permitiu o uso de antigas fotos da cidade de Guarapuava no início da década de 40. Os visitantes realizaram um mergulho em um passado rico de significação e revalorizando o trabalho, muitas vezes silencioso e cansativo, dos que, pioneiros, transformaram Guarapuava e Região em polo do Agronegócio.