Acadêmicos realizam apoio psicológico em tempos de pandemia
25/09/2020A chegada do novo coronavírus no Brasil, doença classificada como Covid-19, ficou conhecida pela alta transmissibilidade, por provocar graves problemas respiratórios e pela expressiva taxa de mortalidade. No entanto, a doença não atinge apenas o corpo físico da população, mas também produz uma instabilidade emocional, intensificando-se nos grupos considerados de risco à doença.
Considerando as repercussões psíquicas, junto aos profissionais e pacientes afetados pelo Covid-19, as acadêmicas do décimo período do curso de Psicologia, do Centro Universitário Campo Real, estão realizando atendimento psicológico aos funcionários do Hospital São Vicente de Paulo e aos pacientes que receberam alta após um longo período de hospitalização devido contato com a doença.
A parceria se deu entre o curso de Psicologia com o Hospital e com a Clínica Escola de Fisioterapia- CEDETEG. Devido ao regime pandêmico, os atendimentos acontecem de maneira remota, orientados pela professora Debora Rickli Fiuza.
A Psicologia vem dispondo de algumas estratégias de prevenção e intervenção psicológica, junto aos pacientes e aos profissionais de saúde afetados pela pandemia. O acompanhamento psicológico à população objetiva a redução da ansiedade, da tensão e da angústia gerada pelo clima de apreensão vivenciado no período de pandemia, objetivando o fortalecendo de recursos psíquicos de enfrentamento e o cuidado à saúde mental em tempos de pandemia.