Guarapuava - PR Alterar Cidade

Nutrição participa de projeto de extensão na Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer

18/08/2018

Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer

Há dois meses os estagiários do curso de Nutrição, da Clínica Escola da Campo Real (RealClin), vêm desenvolvendo atividades de educação nutricional com pacientes oncológicos assistidos pela Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer (ACPAC).

O projeto tem como objetivo: melhorar a qualidade de vida dos participantes; trazer atividades que possibilitem o retorno/introdução ao mercado de trabalho, com oficinas de culinária e boas práticas na manipulação dos alimentos; realizar atividades de educação nutricional com os participantes, a fim de melhorar a relação com a alimentação e prevenir riscos nutricionais e avaliar o estado nutricional dos participantes.

Nessa quarta-feira, 22 foi desenvolvido uma palestra com os participantes sobre as boas práticas para manipulação dos alimentos, na Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer. Dados do Ministério da Saúde apresentam que, no período de 2007 a maio de 2017, os principais locais de ocorrência de surtos de Doenças transmitidas por alimentos (DTA’s) são as próprias residências, seguidos dos restaurantes e padarias.

Por isso, é extremamente importante o cuidado durante a manipulação e preparo dos alimentos dos pacientes, desde a seleção do alimento, até o momento em que é servido no prato. Por se tratar de um público que na maioria das vezes apresentam a imunidade fragilizada em decorrência ao tratamento do câncer, deve-se ter cuidado redobrado para não haver a ingestão de alimentos contaminados.

Dessa forma alguns cuidados como: preferir alimentos frescos e em bom estado; higienizar bem as mãos antes de manipular os alimentos; seguir o processo de higienização adequada dos vegetais, mesmo àqueles que irão ao fogo, mas, principalmente, o que serão consumidos crus – lavar em água corrente para retirar as sujidades, depois deixando de molho em solução clorada por 15 minutos e, por último, enxaguar novamente; cozimento por tempo adequado, não ofertar alimentos reaquecidos ou mal passados; servir o paciente na hora de consumir o alimento em utensílios devidamente higienizados, dentre outros. Todos esses cuidados devem ser realizados rotineiramente, com maior zelo possível, visando à segurança alimentar e nutricional do paciente.

 

Professora Supervisora: Camila Florintino

Acadêmica Participante: Angela de Souza