Guarapuava - PR Alterar Cidade

Acadêmicos participaram de simulações de atendimento de socorristas

25/02/2014

Mais de 80 acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da Faculdade Campo Real, participaram de simulações de atendimento de socorristas no quartel do 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente em Guarapuava. “Tivemos uma verdadeira aula prática de como agirmos em situações onde  cada ação nossa pode ser crucial para salvar uma ou mais vidas”, conta a acadêmica do 5º período de Biomedicina Patrícia Laís Sbardelotto.

A coorporação abriu suas portas para os universitários  que puderam ter uma visão real dos atendimentos desenvolvidos pela equipe de socorristas. “Eles precisam ter um domínio extremo em cada ação e mais, precisam manter a calma. Este ponto certamente é o que mais me surpreende”, diz Éder Marlon Schwab, também do 7º período de Enfermagem.

A aula prática, sugerida pelo professor do curso de enfermagem Altair Justus Neto,  entra como suporte para as disciplinas de Noções de Socorros na Urgência e Emergência no 5º período de Biomedicina e Urgência, Emergência e UTI no 7º de Enfermagem. “A equipe dos bombeiros conseguiu me surpreender. Não imaginava que eles iriam fazer uma simulação tão completa. Para mim também foi de grande valia porque tenho experiência em atendimento inter-hospitalar e foi incrível receber estas informações que certamente levarei para os meus plantões e para o meu dia-a-dia.”

 As atividades desenvolvidas com os acadêmicos coordenadas pelo cabo Zentil, também foram um exercício para os bombeiros. “Este tipo de iniciativa poderia ser mais efetiva. Acreditamos que todo cidadão deveria ter  uma noção básica de primeiros-socorros e a vinda destes acadêmicos da Campo Real ao nosso quartel, nos possibilitou um exercício extra, onde aprimoramos nossas técnicas de socorro e atestamos os conhecimentos adquiridos em nossas formações.”

Para o capitão da corporação Jorge Augusto, esta iniciativa trás três pontos positivos: o acadêmico é beneficiado ampliando seu conhecimento teórico com atividades práticas; o bombeiro repassa seus conhecimentos e exercita suas técnicas; e principal ponto é o ganho da comunidade que contará com enfermeiros e biomédicos com conhecimentos e noções reais de prestação de socorro.

A aula prática aconteceu na noite desta segunda feira (24).