Campo Real desenvolve projeto de extensão “A Voz Delas”

02/06/2017

Há muitos anos, a Faculdade Campo Real tem promovido ações destinadas ao debate, conscientização e combate à violência contra a mulher.

Em 2012, as professoras Angela da Silva e Patricia Melhem Rosas iniciaram o projeto “A Voz Delas”, ação interdisciplinar, envolvendo alunos dos cursos de Direito e Psicologia, que promovia, principalmente, palestras sobre o tema em diversos locais, como escolas e outras instituições.

A identidade visual do projeto foi desenvolvida pela BZZ Agência Experimental, do curso de Publicidade e Propaganda. “A primeira vista pode parecer que trata-se de uma flor, mas na realidade são ondas sonoras, remetendo à propagação de ideias e de encorajamento para que se fale sobre o tema. Ainda, o círculo das ondas sonoras é cortado, o que faz o V, de voz, mas também afirma a necessidade do rompimento do ciclo da violência”, explica a professora Patricia.

É também constante a presença da Faculdade Campo Real junto ao Conselho Municipal da Mulher, que já foi presidido pela professora Lourdes Figueiredo Leal, tendo a presença das representantes, professora Ana Claudia e Patricia, que recentemente também representam a Campo Real junto à Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Há ainda o Projeto Mamãe Coruja, desenvolvido pelo Curso de Psicologia, junto à Real Clin, e também o Grupo de Estudos Gênero, Direito e Sexualidade, conduzido pela professora Ana Claudia.

Em 2017, A Voz Delas passou a incluir duas novas linhas de atuação, um projeto de extensão, que funciona na Delegacia da Mulher, para o qual foram selecionadas alunas dos cursos de Psicologia e Direito. A partir dos atendimentos na delegacia, com a orientação da Delegada e da Professora Regiane Bueno Araújo, algumas situações podem ser encaminhadas para o Centro de Mediação, Arbitragem e Práticas Restaurativas da Faculdade Campo Real.

A outra iniciativa foi um grupo de sororidade, destinado a encontros entre mulheres para conversas informais sobre os desafios que enfrentam no seu dia a dia. Podem participar alunas, professoras e colaboradoras de todos os cursos da instituição. As mulheres da Campo Real que sentirem necessidade de qualquer tipo de apoio podem entrar em contato com o grupo através do email avozdelas@camporeal.edu.br.

“Com todas estas ações, a Faculdade Campo Real se destaca na busca do objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5, que trata de igualdade de gênero e o 16, que incentiva a paz e a justiça, assim promovendo educação em direitos humanos”, conta a professora Patricia.