Enfermagem realiza Cerimônia de Passagem da Lâmpada

20/08/2018

O Centro Universitário Campo Real, por meio do curso de Enfermagem, promoveu nessa sexta-feira, 17, no Salão Nobre Embaixador José Osvaldo de Meira Penna, a tradicional Cerimônia da Passagem da Lâmpada.

A lâmpada é considerada um dos símbolos da Enfermagem. Os acadêmicos do sétimo período transmitem suas experiências, responsabilidades, luz, reflexão e, principalmente, mostram a importância da profissão, enfatizando o cuidado ao ser humano, que é o objetivo final do “ser enfermagem”.

Fotos: BZZ Agência Experimental

Todos os anos, o colegiado de Enfermagem realiza a Cerimônia de Passagem da Lâmpada aos acadêmicos do sétimo período, que no próximo semestre estarão no oitavo período, e participarão dos estágios.

Cerimônia da Passagem da Lâmpada

A Cerimônia da Passagem da Lâmpada é uma homenagem à Florence Nightingale. A história conta que na Guerra da Criméia a enfermeira tratava os soldados feridos oferecendo-lhes palavras de apoio para que tivessem o conforto necessário para sua recuperação. As visitas eram feitas durante a escuridão nas noites, em que ela levava sua lâmpada de azeite. Essa rotina concedeu à Florence o título de ‘dama da lâmpada’, e marcou a profissão, que passou a usar a lâmpada como seu símbolo.