Instituição promove Concurso de Contos Dirce Doroti Merlin Clève
25/11/2014O Complexo de Ensino Superior do Brasil, mantenedor das Faculdades Integradas do Brasil, criado por um grupo de professores oriundos da Universidade Federal do Paraná, surgiu do ideal de contribuir para o desenvolvimento da sociedade curitibana, paranaense e brasileira.
Este ideal vem sendo materializado em ações e resultados concretos; a missão de “Formar, por meio de processos sustentáveis, pessoas que possam assumir a plenitude da condição humana, pela geração e experimentação de saberes, ideias e valores comprometidos com a realidade brasileira” vem sendo cumprida.
A Instituição entende a literatura de um povo como uma das mais nobres manifestações de sua alma. E o Brasil sempre teve grandes escritores, poetas e dramaturgos; porém a obra de muitos deles permaneceu inédita, por falta de oportunidade e, até mesmo da determinação de pôr-se à prova no duro teste da leitura do “outro”.
Atenta à questão de gênero, e preocupada com a isonomia de homens e mulheres na constituição de uma sociedade mais justa e inclusiva, a instituição realiza o Projeto Mulheres Paranaenses, com o objetivo geral de homenagear, todos os anos no mês de março, mês da mulher, personalidades femininas com destaque no cenário estadual em diversas áreas. Através desta cerimônia, demonstra a valorização da atuação feminina, o trabalho da mulher na construção do Paraná e o posicionamento da Instituição quanto à questão de gênero.
Como parte das atividades culturais destinadas à comunidade, dever de toda instituição de ensino superior, lança o “Concurso de Contos Dirce Doroti Merlin Clève”, em homenagem à professora, escritora e benemérita soroptimista.
O concurso compõe as comemorações ao mês Internacional da Mulher e terá o resultado como parte integrante das ações alusivas a este mês, constituindo também um desafio lançado a jovens escritoras, para contos inéditos exclusivamente em língua portuguesa e com temas livres.
Valorizando o trabalho e o exemplo de pessoas que fazem diferença para a vida em comunidade, a arte, a cultura, a ciência, o desenvolvimento social e econômico, considerando muito importante que os alunos, jovens em formação, conheçam essas pessoas, suas atitudes e seu pensamento, orientação importante para sua futura vida profissional, neste próximo ano, além de mulheres com atuação destacadas na comunidade paranaense, docentes e discentes poderão conhecer algumas das jovens escritoras, novos talentos merecedores de distinção.
Clique aqui e confira o Regulamento completo do Concurso.