Acadêmicos participam de workshop de Modelo Estrutural Mola

02/08/2018

Modelo Estrutural Mola

O Modelo Estrutural Mola é um exemplo físico interativo que simula o comportamento de estruturas arquitetônicas. O kit é composto por um conjunto de peças moduladas que se conectam através de magnetismo, permitindo inúmeras combinações.

Como o Modelo Estrutural Mola é possível montar diferentes sistemas estruturais, visualizar os movimentos e deformações de seus elementos e ter uma experiência sensorial do comportamento das estruturas utilizando as próprias mãos.

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil participaram nesta sexta-feira, 27, no Estúdio Experimental e Escritório Modelo, do workshop de Modelo Estrutural Mola. A atividade foi ministrada pelo arquiteto, pesquisador e empresário Márcio Sequeira de Oliveira.

O Modelo Estrutural Mola permite que os alunos aprendam o conteúdo de estruturas físicas na prática. As peças versáteis, que simulam efeitos como o vento e a gravidade em diversos tipos de construção, permitem ver e sentir conceitos como estabilidade estrutural, deslocamentos, condições de contorno, flexões e momentos.

KIT MODELO ESTRUTURAL MOLA

O Mola é um modelo físico interativo que simula o comportamento de estruturas arquitetônicas. O modelo é composto por um conjunto de peças moduladas que se conectam, por meio de magnetismo, permitindo inúmeras combinações. Com o modelo, é possível analisar toda a estrutura e cada um dos elementos em mais de 100 configurações.

Durante sua especialização em Engenharia de Construções em Aço, feita na Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, o arquiteto começou a trabalhar em um modelo de simulador interativo para estudar o comportamento de estruturas arquitetônicas, pela necessidade de visualizar o que estava estudando. Era 2004, e nascia assim o Projeto Mola, que veio a tomar sua forma definitiva dez anos depois.