Nutrição promove Socialização de Práticas do Estágio Curricular

27/11/2019

O curso de Nutrição promoveu a Socialização de Práticas Inovadoras do Estágio Curricular, com orientação das professoras Patrícia Chiconatto, Darla Silvério Macedo e Luiza Valduga Bastos.

A inserção do acadêmico nos cenários de prática visa o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, concedendo ao aluno a oportunidade de vivenciar a prática profissional do nutricionista, antes mesmo da sua inserção no mercado de trabalho.

Durante os estágios ocorre a efetiva participação em situações reais de trabalho, visando a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, das competências e das habilidades adquiridas no decorrer do curso.

Como prática inovadora no âmbito dos estágios supervisionados na área da Nutrição, os acadêmicos vivenciaram os cenários de práticas de Guarapuava e cidades da região, dentre elas:  Boa Ventura de São Roque, Pitanga, Palmital, Laranjeiras do Sul, Prudentópolis, Irati e Manoel Ribas.

“Nos estágios colocamos em prática o que aprendemos durante os quatros anos do curso, das matérias básicas às específicas. Evidenciando a importância da nutrição e alimentação adequada, desde a infância, na escola, até a fase adulta. Tivemos várias experiências, como avaliação e educação nutricional em crianças em idade escolar, em unidades básicas de saúde do recém-nascido ao idoso, com diversas patologias, na prevenção e tratamento de doenças em hospitais e clínicas para reeducação alimentar e a importância da qualidade nutricional, microbiológica e sensorial em unidades de alimentação e nutrição”, conta a acadêmica Larine de Lara.

“Os estágios foram de suma importância para o meu crescimento profissional e pessoal, pois com eles consegui observar a prática no dia a dia e como realmente a nossa profissão funciona fora da sala de aula/laboratórios. Como é importante a inserção do profissional da área nesses locais, além de aprender a conviver com uma equipe multiprofissional e outros colegas da área”, explica a acadêmica Deborah Maria Naconecznei.

“Todos os estágios foram de fundamental importância para o meu processo de desenvolvimento e aprendizagem na prática profissional e pessoal. Foi possível vivenciar o cotidiano da profissão em suas diferentes áreas, colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos em sala, além de permitir me adequar às demandas exigidas pelo mercado de trabalho”, acredita a acadêmica Giovanna da Silva França.