Projeto de Extensão Restaurar continua suas atividades em 2018

09/05/2018

Projeto de Extensão Restaura

As atividades do Projeto de Extensão Restaurar têm continuidade em 2018. Ainda em fevereiro foi realizada uma reunião no Centro de Mediação, Arbitragem e Práticas Restaurativas para organizar as ações realizadas pelos facilitadores voluntários que participam do projeto.

Fruto de convênio celebrado com o Poder Judiciário, uma das linhas de ação do projeto é voltada ao combate à violência doméstica. A primeira e segunda vara criminal da comarca de Guarapuava encaminham homens autores de violência para participar de círculos restaurativos como parte das responsabilidades assumidas em seus processos. O projeto é coordenado pela professora Juliana Maluf e pela assistente social Viviane Hort Batista.

Os alunos, que participaram do curso de facilitadores e atuam no projeto, recebem horas de atividades complementares de extensão. Outra das parcerias do projeto é com o Instituto Dom Bosco, aonde já foram realizados círculos de diálogo entre a equipe de educadores e também um círculo entre pais e filhos em situação de conflito.

Também já foram realizados círculos de diálogo entre turmas de diversos cursos da Faculdade Campo Real, conduzidos pela professora Patricia Melhem Rosas. A Justiça Restaurativa reúne métodos de solução de conflitos e construção de paz mediante o incentivo ao diálogo.