Acadêmicos de Psicologia participam do Chá Bingo da Rede EcoMental

03/09/2018

Rede EcoMental

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) de Guarapuava, por meio da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária (EcoMental), promoveu o 1º Chá Bingo. O evento teve como objetivo engajar pacientes com transtornos mentais e familiares em uma corrente de economia solidária, buscando gerar renda para os usuários do serviço.

A ação foi desenvolvida pela psicóloga e coordenadora do Caps II, Carla Silveira Batista Lauer, em conjunto com os acadêmicos estagiários do décimo período de Psicologia.

A professora orientadora de estágio de Psicologia, Maira Thatiane Pedroso, destaca a importância da participação dos alunos em eventos que fomentam práticas sociais que buscam desmistificar a saúde mental.

“As pessoas afetadas por problemas de saúde mental são muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos. Essas pessoas são cidadãos de pleno direito, não devem ser excluídos do resto da sociedade. Mas, antes apoiados no sentido da sua plena integração na família, na escola, nos locais de trabalho e na comunidade, a partir desse pensamento devem ser criadas mais oportunidades no mundo do trabalho para as pessoas portadoras de doença mental”, explica a professora.