Psicologia promove encontro “Ouvir Histórias, Contar Histórias”

29/08/2022

Em homenagem ao Dia do Psicólogo, o curso de Psicologia realizou a aula inaugural aos acadêmicos nesta segunda-feira, 29 de agosto, no Salão Nobre Campo Real.

Com um bate-papo descontraído e dinâmicas que tornaram a noite inspiradora, a professora Ana Bela dos Santos relacionou as questões profissionais da psicologia com o universo das artes e narrativas literárias.

Com exemplos reais do cotidiano e pessoais de sua trajetória acadêmica e como escritora, Ana Bela orientou os acadêmicos sobre as formas de se ouvir e escrever as histórias de pacientes – que são também personagens, no sentido dos relatos de vida que se tornam roteiros clínicos.

Outra contribuição importante para o evento foram as falas de Milly Ricardo, estudante de Jornalismo da Unicentro, que trouxe aos acadêmicos sua experiência como escritora iniciada ainda na infância.

Milly apresentou dicas para nortear a construção de personagens, sobre seu processo de escrita e como realizou as publicações de livros e fanfics em plataformas on-line e também de maneira física, como em “O Frio da Meia Noite”.

Além disso, a estudante de jornalismo contou sobre os seus novos projetos literários. Como fez também o escritor Norbert Heinz, outro membro da mesa da aula inaugural que agraciou todos os acadêmicos presentes com sua vasta experiência em narrativas infantis.

Mais que experiências pessoais e de construção das histórias, Norbert interagiu com os estudantes de Psicologia que também são escritores e compartilharam suas vivências literárias e sanaram também dúvidas sobre o assunto.

Dessa forma, segundo Norbert a psicologia é ferramenta de transformação pessoal e social, como também a escrita, sendo assim uma área é importante para a outra afim da construção de um mundo melhor.