Guarapuava - PR Alterar Cidade

Campo Real apoia e patrocina Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado (02)

31/07/2014

A Faculdade Campo Real é uma das patrocinadoras da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), fase regional, que acontecerá em Guarapuava neste sábado (02) no Ginásio Municipal Joaquim Prestes, e que deverá reunir mais de 2 mil participantes de sete cidades da região.

O evento, promovido pelos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da prefeitura, tem como objetivo incentivar o interesse sobre a robótica entre os jovens. A ideia é aliar educação e tecnologia de forma a fomentar o desenvolvimento desse setor em todo o país.

Em sua segunda participação na olimpíada, Guarapuava contará com 32 equipes competindo com jovens entre 10 e 18 anos. A OBR é dividida entre as categorias para ensino fundamental e ensino médio/técnico.

A entrada será gratuita e a competição começa às 8h30 da manhã deste sábado (02).

Sobre as Olimpíadas

As olimpíadas científicas são uma iniciativa para a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens utilizada em praticamente todo o mundo. Além da difusão, as olimpíadas realizam muitas outras atividades, e, em muitos casos são também atores no processo de atualização dos professores e escolas. Duas das mais importantes são a Science Olympiad, realizada nos EUA desde 1983, e a European Union Science Olympiad, realizada em toda a União Europeia desde 2003.

As olimpíadas científicas tiveram seu início no Brasil em 1978. Desde 2002, no entanto, o poder público passou a apoiar oficialmente essas iniciativas através de edital público. Trata-se de uma iniciativa suportada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Nos últimos anos, diversas olimpíadas são apoiadas pelo CNPq, dentre elas as Olimpíadas Científicas de Física, Robótica, História e Astronomia.

Em Guarapuava, o evento tem como coordenador o professor Fábio Vinícius Primak, docente dos cursos de Administração, Direito, Engenharia de Produção e MBA da Campo Real.