Estagiários de Psicologia realizam atendimento na comunidade

01/08/2014

Estagiários do 10º período do curso de Psicologia da Faculdade Campo Real, realizam atendimentos psicológicos em conjunto com instituições municipais e estaduais, visando a preservação dos direitos da pessoa humana em Guarapuava.

O estágio, específico em psicologia clínica II, é supervisionado pelo prof. Dr. Haroldo Tuyoshi Sato, e é onde os estagiários realizam atendimentos de triagem, psicodiagnósticos e psicoterapias, com crianças, adolescentes e adultos.

“Focamos na clientela carente, e muitas vezes, em situações em que seus direitos fundamentais como pessoa humana foram transgredidos. Neste sentido, quando verificada a quebra dos direitos, os pacientes, quando adultos, são encaminhados para órgãos como o núcleo de práticas jurídicas da Campo Real”, informa o professor Haroldo.

No caso de crianças e adolescentes, instituições como o Conselho Tutelar, o Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Nedij) da Unicentro, o Centro de Referência em Assistência Social de Guarapuava, as escolas estaduais e municipais, encaminham casos em que há necessidade de acompanhamento psicológico.  Muitos destes casos são atendidos pelos estagiários do estágio específico em Psicologia Clínica II, supervisionados pelo professor orientador.

Em outros casos, em que a RealClin foi procurada espontaneamente por pais e responsáveis, os estagiários e o supervisor, detectaram situações em que a criança e o adolescente se encontravam em situação de risco social e de quebra de seus direitos enquanto pessoa. Nestas situações, os pais e responsáveis foram orientados de como proceder para a preservação do direito da criança e do adolescente, visando o melhor desenvolvimento físico, psicológico e social deste paciente. Em alguns casos, verificou-se que a criança ou o adolescente não recebeu a devida atenção e cuidado de seus responsáveis, por mais que fossem orientados. Então, acionou-se o Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social de Guarapuava, para que estas crianças e adolescentes tivessem seus direitos resguardados.

O estágio contou com o apoio do coordenador da RealClin, prof. Altair Justus Neto, e também da assistente social viviane silveira batista. O professor Altair disponibilizou as instalações da clínica para várias reuniões entre os representantes da RealClin e instituições municipais e estaduais. Viviane realizou visitas domiciliares quando necessário, e fez a ponte entre a RealClin e as instituições.

A RealClin, visando a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, realizou reuniões com escolas estaduais e municipais de Guarapuava, Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) e Centros de Referência Especializados em Assistência social (Creas), além da Fundação Proteger, Justiça Estadual, Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Nedij), vinculado à universidade estadual do centro oeste – Unicentro.