Apresentações artísticas, palestras e exposições marcam Semana da Cultura

Para comemorar seus 14 anos, a Faculdade Campo Real promove entre os dias 6 e 10 de outubro a segunda edição da Semana da Cultura, que conta com palestras, passeios culturais, apresentações artísticas e mostra de trabalhos temáticos produzidos pelos alunos.

Como sugere o mote do evento deste ano, “Personalidades de Guarapuava e Região”, os trabalhos criados pelos alunos têm como foco a vida e a obra de pessoas que tiveram impacto no desenvolvimento de Guarapuava e dos municípios do entorno. Além disso, figuras conhecidas da região contribuem com a semana ao apresentar palestras sobre a história da região.

O objetivo da semana, segundo a coordenadora acadêmica da instituição, Sônia Maria Hey, é cumprir o compromisso da Campo Real de “estimular e propagar a cultura”. De acordo com ela, a programação – que tem como objetivo principal celebrar o aniversário da faculdade – condensa várias atividades artísticas, como exposições, música e artes cênicas. “E escolhemos o tema das personalidades de Guarapuava e região, porque essas pessoas, em tempo, devem ser homenageadas pela sua contribuição na região, em especial nesse momento em que a faculdade colabora tanto no desenvolvimento local. Essas personalidades desempenharam esse mesmo papel”, destacou.

Um dos palestrantes da semana, o escritor, fotógrafo e historiador, o ex-prefeito Nivaldo Passos Krüger, elogiou a iniciativa da semana cultural, assim como a escolha do tema. “É muito importante, porque cada um dos palestrantes tem uma experiência de vida, uma vivência positiva no município e na região”, afirmou. “A minha intenção nas palestras foi transmitir aos jovens algumas ideias minhas que deram certo, como forma de ampliar seu campo de perspectiva, de ir além da simples atividade técnica”. Krüger apresenta a palestra “O poder da propulsão”, que mostra como iniciativas criativas do poder público podem desencadear processos importantes na sociedade.

Outra personalidade que participa da programação é o comunicador Jauri Gomes, que traz sua palestra “Um passeio pelos monumentos históricos de Guarapuava”, que conta a história da colonização e consolidação do município com base nos monumentos da cidade. O jornalista Mauro Biazi também prestigiou a exposição dos alunos no primeiro dia do evento.

A programação se iniciou na segunda-feira, 6, com uma apresentação da Banda Municipal. Para isso, foi fechada a rua Barão de Capanema, em frente à unidade II, de modo que os alunos puderam acompanhar a exibição das janelas do prédio. A Invernada Artística Juvenil do CTG Fogo de Chão também realizou apresentações de dança na segunda e na terça-feira.

Confira a programação dos demais dias.

Leia Também

Campo Real realiza formatura da 3ª turma de Medicina

Uma noite inesquecível de celebração e conquistas! Nesta sexta, 23 de janeiro, celebramos com muita emoção a formatura da terceira turma do curso de Medicina....

Saiba mais

Medicina se consolida como referência regional após resultado do Enamed

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), avaliação nacional que mede a...

Saiba mais

Campo Real ofertará 253 bolsas do Prouni em 2026

O Centro Universitário Campo Real disponibilizará 253 bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), para o ingresso no primeiro semestre de 2026. As...

Saiba mais