Semana da Cultura 2024: Arte, História e Inclusão na Campo Real

11/10/2024
Em comemoração aos 24 anos do Centro Universitário Campo Real, a Semana da Cultura 2024 trouxe uma programação diversificada e inspiradora, com exposições, apresentações e atividades que celebraram a arte, a história e a inclusão. Cada canto da instituição foi transformado em um espaço cultural, proporcionando uma imersão completa para a comunidade acadêmica e visitantes.

Exposições Espalhadas pela Campo Real

A semana foi marcada por diversas exposições, oferecendo novas perspectivas em cada espaço:

• O Clã das Cicatrizes Entrelinhas, por Dani Leela e Joice Tesseroli
  • Acervos Teatrais de Felchak Produções
  • Acervo CTG Fogo de Chão, celebrando a cultura gaúcha
  • Exposição de Fotos “A Caixa Preta”, por Claudia Batista
  • Olho{s} d’água e Olhares de Pôr do Sol, de Micheli Lima
  • Afectos, por Micheli Lima
  • Consciênte Coletivo, por Celine Boava
  • As Africanas, Frankstein e Cerejeiras, pela Apadevi
  • Exposição de Livros e Bíblias em Braille

Noites Temáticas e Apresentações Artísticas

A programação especial incluiu noites temáticas que exploraram diferentes vertentes culturais:

• Primeira Noite: Teatro e Emoção
    A abertura da semana foi emocionante, com apresentações teatrais que tocaram o público, incluindo os expressivos Fragmentos Apadevi, a performance cativante de A Caixa Preta, com Claudia Batista e Claudia Freitas, e o monólogo tocante A Vila, de Márcio Ramos.
  • Segunda Noite: Universo Geek em Destaque
    Os Movimentos Nerds foram celebrados com um animado Encontro de Cosplayers e atrações como LudoCaos – Boardgames, a nostálgica exposição Veim dos Games – Exposição de Games Antigos, além de espaços como o Ponto Nerd, SPA do Hardware, Taverna do Meio Goblin e uma fascinante Exposição de Miniaturas para RPG, além da contagiante apresentação Plantão da Alegria. Foi uma noite cheia de energia e alegria, celebrando a arte e a cultura em grande estilo!
  • Terceira Noite: Inclusão e Tradição
    A Semana da Cultura também trouxe momentos especiais de inclusão com a talentosa violinista Betina, e a vibrante Ancestralidades Roda de Capoeira, promovendo a inclusão social e celebrando nossas raízes culturais.
  • Quarta Noite: Inclusão e Tradição

A cultura regional foi homenageada com uma programação dedicada aos Movimentos Tradicionalistas, destacando o aniversário da Campo Real com uma Roda de Viola e a apresentação da Orquestra de Acordeões e do Grupo de Danças da Fundação Cultural Suábio-Brasileira. A Oficina do Chimarrão convidou a todos a experimentar o sabor dessa tradição gaúcha, encerrando a semana com muita arte e cultura.

• Quinta Noite: Inclusão e Tradição
  • O último dia da Semana da Cultura foi encerrado com chave de ouro pelo projeto Música Para Todos, que trouxe uma apresentação emocionante da Banda Sentindo Som, formada por alunos da escola Apadevi Guarapuava. A performance mostrou o talento e a superação dos jovens músicos, reforçando o compromisso da Campo Real com a inclusão e o acesso à cultura para todos.