Instituição promove Concurso de Contos Dirce Doroti Merlin Clève

25/11/2014

O Complexo de Ensino Superior do Brasil, mantenedor das Faculdades Integradas do Brasil, criado por um grupo de professores oriundos da Universidade Federal do Paraná, surgiu do ideal de contribuir para o desenvolvimento da sociedade curitibana, paranaense e brasileira.

Este ideal vem sendo materializado em ações e resultados concretos; a missão de “Formar, por meio de processos sustentáveis, pessoas que possam assumir a plenitude da condição humana, pela geração e experimentação de saberes, ideias e valores comprometidos com a realidade brasileira” vem sendo cumprida.

A Instituição entende a literatura de um povo como uma das mais nobres manifestações de sua alma. E o Brasil sempre teve grandes escritores, poetas e dramaturgos; porém a obra de muitos deles permaneceu inédita, por falta de oportunidade e, até mesmo da determinação de pôr-se à prova no duro teste da leitura do “outro”.

Atenta à questão de gênero, e preocupada com a isonomia de homens e mulheres na constituição de uma sociedade mais justa e inclusiva, a instituição realiza o Projeto Mulheres Paranaenses, com o objetivo geral de homenagear, todos os anos no mês de março, mês da mulher, personalidades femininas com destaque no cenário estadual em diversas áreas. Através desta cerimônia, demonstra a valorização da atuação feminina, o trabalho da mulher na construção do Paraná e o posicionamento da Instituição quanto à questão de gênero.

Como parte das atividades culturais destinadas à comunidade, dever de toda instituição de ensino superior, lança o “Concurso de Contos Dirce Doroti Merlin Clève”, em homenagem à professora, escritora e benemérita soroptimista.

O concurso compõe as comemorações ao mês Internacional da Mulher e terá o resultado como parte integrante das ações alusivas a este mês, constituindo também um desafio lançado a jovens escritoras, para contos inéditos exclusivamente em língua portuguesa e com temas livres.

Valorizando o trabalho e o exemplo de pessoas que fazem diferença para a vida em comunidade, a arte, a cultura, a ciência, o desenvolvimento social e econômico, considerando muito importante que os alunos, jovens em formação, conheçam essas pessoas, suas atitudes e seu pensamento, orientação importante para sua futura vida profissional, neste próximo ano, além de mulheres com atuação destacadas na comunidade paranaense, docentes e discentes poderão conhecer algumas das jovens escritoras, novos talentos merecedores de distinção.

Clique aqui e confira o Regulamento completo do Concurso.