Guarapuava - PR Alterar Cidade

Nutricionista, formada pela Faculdade Campo Real, publica artigo na Science Publishing Group

20/01/2015

Camila Cristina Bianchi, nutricionista, formada pela Faculdade Campo Real, teve um artigo publicado recentemente em revista internacional,oriundo de um trabalho de TCC  do curso de Nutrição. Abaixo, ela fala sobre seu trabalho e como a Faculdade contribuiu para o estudo.

O consumo de alimentos industrializados por crianças em idade escolar é cada vez maior devido ao fácil acesso a esses alimentos, porém a maioria desses produtos contém corantes em sua composição o que torna a criança pré disposta a várias doenças como: Déficit de atenção, asma, alergias e até câncer. Uma vez que estão associados a um impacto negativo na qualidade de

vida principalmente no grupo pediátrico resolvi desenvolver meu TCC com base nesses alimentos.

O Objetivo do estudo foi realizar a análise química destes produtos e comparar com os valores de corante amarelo Tartrazina e amarelo Crepúsculo permitidos pela legislação vigente. Os padrões para as análises foram feitas, no laboratório de análise química da Faculdade Campo Real onde após preparo das diversas concentrações foram submetidas à medidas espectrofotométricas no comprimento de onda em 320nm e 470mn para os respectivos corantes.

Os alimentos analisados foram preparados conforme o modo de preparo descrito na embalagem, posterior, analisados em triplicata avaliando a quantidade de corantes segundo a Absorbância de cada um. Como resultado constatou que a maioria das amostras encontram-se com corantes em até 279,6% acima dos valores permitidos, trazendo grandes riscos a esse quadro populacional.

Os laboratórios da Faculdade Campo Real tiveram grande importância na qualidade das análises. Com os equipamentos conseguimos obter um excelente resultado e não foi preciso contar com outra instituição para realizar os procedimentos. Esse trabalho serviu como embasamento cientifico para a publicação de um artigo na revista internacional Science Publishing Group, juntamente com os professores da Faculdade Campo Real: Gabriela Datsch Bennemann, Durinézio José de Almeida e o professor da Unicentro: Guilherme Barroso. Onde o artigo ressalta sobre os riscos que o consumo destes alimentos pode trazer para a população visto que a maioria destes alimentos encontra-se com a quantidade acima do permitindo.

Agradeço a Faculdade Campo Real pelo incentivo e apoio para o estudo. (Camila Cristina Bianchi. Nutricionista, formada pela Faculdade Campo Real).

 

Veja o trabalho na íntegra: http://www.sciencepublishinggroup.com/journal/paperinfo.aspx?journalid=158&doi=10.11648%2Fj.crj.s.2014020601.15