Abertas inscrições para o Alegria Real

Disposto a contagiar pessoas com seu sorriso e boa disposição?  Topa o desafio de levar alegria para pacientes internados em hospitais? Se estas perguntas mexeram com você que é acadêmico da área de saúde da Faculdade Campo Real, inscreva-se para participar do projeto de extensão “Alegria Real”.

Os acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia interessados devem procurar a recepção das Unidades III e V da Campo Real e preencher uma ficha de inscrição até o dia 07 de março. Após passar por um processo de triagem, os inscritos serão convocados para uma reunião onde definirão metas e datas das visitas por sistema de rodízio.

Coordenado pelas professoras de enfermagem Angela Maria de Camargo e Flávia Silva de Souza a iniciativa pretende promover a experiência da alegria em ajudar, aos acadêmicos das áreas de saúde da Campo Real. Por meio de visitas a crianças, adultos e idosos hospitalizados, busca potencializar relações saudáveis que contribuam na recuperação do doente. “O paciente está privado da liberdade, muitas vezes deprimido pela situação e uma golfada de alegria sempre faz bem. Muitas vezes o sofrimento deste paciente não é físico somente, mas também emocional. Um sorriso que arrancamos é uma contribuição para a melhora do estado emocional deste paciente”, afirma Angela.

Para a acadêmica do 5° período  de enfermagem Ana Paula Nalevaiko, 21 anos, que integrou a equipe que visitou o Hospital São Vicente de Paulo em novembro, a iniciativa  é um grande aprendizado de humanização. “Eles nos contam a história deles, dão gargalhadas e se emocionam com a gente. É sem dúvida uma atividade diferente que tira o peso do ambiente e que nos acrescenta tanto. Mais recebemos do que doamos, certamente”.

O sucesso das visitas foi tanto que a tia de uma menina de 8 anos que estava internada na área pediátrica correu atrás da equipe para que visitassem a criança que estava muito triste e se recusava a se alimentar. “Foi incrível ver brotar um sorriso tão espontâneo naquele rostinho lindo. Logo percebemos o efeito positivo que causamos com ações tão simples”, conta Ana Paula.

Os acadêmicos que participaram deste primeiro desafio são taxativos ao afirmarem que não adianta culpar a equipe de atendimento do hospital pela situação dos doentes. “São em média 46 pacientes sob a responsabilidade de seis técnicos de enfermagem. Por mais que ele se esforce e queira dar mais atenção ao paciente, o próprio fator tempo impede”, comenta Ana.

A acadêmica Janaína Fagundes de Assis também do 5° período  de enfermagem trabalha no Hospital São Vicente há 2 anos como técnica e comemora com os pacientes o resultado positivo da visita. “Eles foram receptivos e sempre perguntam quando serão as outras visitas. É gratificante saber que posso contribuir ainda mais e que estes simples atos podem ser determinantes na recuperação do paciente”, comemora.

Já a aluna Dayse Vaz, 21 anos, não vê a hora de se inscrever. “Vejo o brilho no olhar das minhas colegas que já participaram e estou ansiosa por participar. Vou ser a primeira a me inscrever com certeza”.

Caso o número de inscrições ultrapassem as vagas disponibilizadas (10 para cada curso), os coordenadores de cada curso decidirão sobre a necessidade ou não de processo seletivo.

Além da satisfação em participar de um projeto que leva alegria e bem estar a pessoas hospitalizadas, os acadêmicos participantes receberão cargas horárias complementares, 10 horas sociais a cada visita realizada.

Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail prof_patriciamelhem@camporeal.edu.br .

O candidato deve levar 1 kilo de alimento para doar no ato da inscrição.

 

Leia Também

Campo Real realiza formatura da 3ª turma de Medicina

Uma noite inesquecível de celebração e conquistas! Nesta sexta, 23 de janeiro, celebramos com muita emoção a formatura da terceira turma do curso de Medicina....

Saiba mais

Medicina se consolida como referência regional após resultado do Enamed

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), avaliação nacional que mede a...

Saiba mais

Campo Real ofertará 253 bolsas do Prouni em 2026

O Centro Universitário Campo Real disponibilizará 253 bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), para o ingresso no primeiro semestre de 2026. As...

Saiba mais