Multiplicadores de ações saem de Encontro de Protagonismo Juvenil

14/03/2014

Estima-se que 35 mil casos novos de Aids sejam diagnosticados anualmente no Brasil. No Paraná, esse número chega a 1,2 mil ao ano. O fator mais agravante,  existem muitas pessoas que têm a doença e não sabem. Preocupados com este dado alarmante a direção da Faculdade Campo Real não mediu esforços e enviou 23 acadêmicos do 5º período de Enfermagem para o Encontro Estadual de Protagonismo Juvenil na Prevenção das DST/Aids e Hepatites Virais em Curitiba.

Os acadêmicos se uniram a outros mil jovens de todo o Estado. “Protagonismo Juvenil, está ideia pega”, é o tema do programa que pretende formar multiplicadores como estudantes de 63 universidades e faculdades, professores, profissionais de saúde e gestores em uma rede de protagonistas para divulgar as formas de prevenção das DSTs em todo o Paraná.

“Foi uma experiência incrível. Podemos trocar ideias com jovens de várias cidades e demonstrar as ações que temos feito por aqui. Agora é arregaçar as mangas e botar em prática o que captamos lá”, diz Akxeli Schultz, acadêmica do 5º período de Enfermagem da Faculdade Campo Real, que levou 23 acadêmicos ao Encontro. Com as peças teatrais “Quem eu sou? Quem você é?” de autoria da acadêmica Akxeli e  “Tema de Hoje” de autoria de Adriana Leal , os representantes de Guarapuava foram muito aplaudidos e elogiados pelos representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

Para a professora do curso de enfermagem da Campo Real, Angela Maria Camargo o empenho de seus acadêmicos e a forma como se prepararam para a capacitação em Curitiba, demonstra o comprometimento com a melhoria da saúde pública tão frisada durante as aulas. “Podemos verificar que nossos acadêmicos estão realmente absorvendo as informações repassadas e mais, colocando em prática com ações voltadas à prevenção”.

Desde 2013, o Governo do Estado promove oficinas regionais para levar a discussão das DSTs para dentro das universidades. Essas oficinas já estão dando resultado e, além de informar o jovem, também fomentam a criação de projetos educativos com o envolvimento dos estudantes.

Para o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, é importante que os profissionais da saúde, da educação e estudantes estejam integrados para desenvolver essas ações. “Temos 22 regionais de saúde para dar apoio aos novos projetos e também àqueles que já estão em andamento. Queremos que isso seja multiplicado em todo o Paraná”.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle das DSTs, Aids e Hepatites Virais, Elisete Ribeiro, enfatiza que o encontro é resultado de um amplo trabalho desenvolvido no ano de 2013. “Com o apoio das coordenações municipais e regionais, estamos promovendo a cultura da prevenção e do autocuidado entre os jovens. Isso será um trabalho contínuo que vamos ampliar ainda mais neste ano”, ressaltou.