A acupuntura veterinária é uma terapia chinesa que consiste em aplicar agulhas em determinados pontos do corpo para tratar doenças e melhorar a qualidade de vida. Em animais, o procedimento é muito parecido com o aplicado em humanos.
Ele é indicado para tratamento de diversas enfermidades, como problemas cardíacos, renais, gástricos, dermatológicos, musculares, entre outros. A técnica pode ser feita em animais de grande ou pequeno porte. Os animais idosos são os mais beneficiados pela acupuntura, mas ela pode ser feita em qualquer idade.
Confira no vídeo uma aplicação de acupuntura veterinária feita na Clínica Veterinária da Campo Real.
As agulhas são aplicadas em pontos específicos do corpo do animal, de acordo com o tipo de dor que ele sente. Elas ficam nele por 20 minutos. Nesse tempo, o animal fica tão calmo que pode até dormir.
Com o puncionamento das agulhas, aumenta-se a neurotransmissão no animal de opióides endógenos, que funcionam como a morfina. Assim, aliviando as dores que ele sente.
Além disso, a acupuntura veterinária pode equilibrar os meridianos afetados pela doença. Os meridianos são canais por onde circulam a energia vital do organismo. Os tecidos e órgãos internos são ligados à pele por esses canais. A acupuntura tem influência nos meridianos e, dessa forma, atinge órgãos internos, tecidos moles, emocional, entre outros. Ela proporciona a liberação de endorfina e cortisol, causando o relaxamento muscular. Dessa forma, melhora o funcionamento muscular e orgânico.
O procedimento é muito eficaz e pouco invasivo. Ele não tem efeitos colaterais para o animal e não é dolorido. Não importa a idade do animal, sua raça, tamanho ou gênero. A acupuntura não possui contraindicações. Além de tratar doenças, ela alivia dores, melhora a qualidade de vida dos animais e aumenta sua longevidade. O tratamento será oferecido na Clínica Veterinária da Campo Real a partir do próximo ano.
Conheça mais sobre o Departamento Veterinário da Campo Real clicando aqui.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.