Conheça o Programa de Alta Performance Campo Real

Curso extracurricular oferece aulas diversificadas para ampliar a formação do estudante

O Programa de Alta Performance da Campo Real pretende acrescentar na formação pessoal, profissional e social dos acadêmicos. Para isso, são aplicados módulos extras em uma turma especial no período da tarde, sem custo aos acadêmicos.

A turma contará com 20 alunos que passarão por uma seleção para participar do projeto. Poderão se inscrever aqueles alunos que estão ingressando na Campo Real, por meio dos vestibulares normais e agendados. Além disso, aqueles que estejam concluindo o segundo período do seu curso. Os cursos participantes são: Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.

O Programa de Alta Performance é extracurricular e não muda em nada a grade normal do curso. Ele apenas agrega na formação do estudante. A cada final de semestre, o acadêmico ganha um certificado de 400 horas extracurriculares.

Os acadêmicos terão aulas de criatividade, robótica e robótica em inglês, línguas estrangeiras como inglês, espanhol e alemão, excel avançado, economia, políticas públicas, neurolinguística, sustentabilidade, empreendedorismo, coaching, gestão financeira de empresas, projeto em inovação, jogos de empresas e ações de marketing. As atividades serão desenvolvidas em 4 módulos.

Espera-se que os alunos envolvidos no programa se tornem agentes de transformação econômica e regional a partir do uso de novas tecnologias. Também, que encontrem formas de melhorar os processos produtivos gerenciais, com consciência de atividades sustentáveis e responsabilidade social.

Como participar do Programa de Alta Performance?

A primeira etapa da seleção consiste em fazer a prova do vestibular, para aqueles que ainda não são alunos da Campo Real. Quem for selecionado, pode realizar a inscrição para as provas específicas do programa.

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro. No primeiro dia, serão testados conhecimentos em Língua Portuguesa, Inglês, Atualidades, Conhecimentos Gerais e Redação. Já no segundo dia, a prova abordará questões de Matemática, Física, Química, Raciocínio Lógico e Biologia. Os classificados nesta etapa participarão de entrevistas no dia 11 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 15.

Além disso, é preciso entregar, juntamente com sua documentação no primeiro dia de prova, um memorial apresentando seus objetivos com o programa. É preciso, também, relatar experiências com projetos sociais, artísticos e outros itens. Deve ser preenchida uma ficha socioeconômica. As orientações para esses dois documentos estão disponíveis na página do Programa Alta Performance.

Para permanecer no programa o aluno precisa ter frequência superior a 95% em todas as disciplinas e manter desempenho superior a 6,0.

Relatos

Acadêmicos que já participaram da primeira turma do programa relatam que a experiência é enriquecedora tanto na vida acadêmica, mas principalmente pessoal. Segundo o acadêmico de Engenharia Mecânica, André Lara, o curso de extensão possibilitou o contato com  diferentes visões de mundo, o que poderá o tornar um profissional mais humano.

Além disso, auxilia os acadêmicos a aumentarem seu contato com escrita acadêmica. Sem contar a experiência que as disciplinas oferecem, como relata Danielle Carvalho, acadêmica de Engenharia Civil. “Nós criamos outra visão do mundo e outra visão do que podemos fazer pelo mundo”, relata ela. A estudante ainda destaca que o convívio com acadêmicos e professores de outros cursos proporciona um crescimento ainda maior de conhecimento e de experiências pessoais.

Ficou interessado? Para se inscrever, basta acessar a página do Programa.