Como tirar suas metas do papel em 2018

Confira dicas de como tornar reais suas metas de começo de ano

No início do ano, comumente fazemos metas para serem cumpridas ao longo dos doze meses que virão. Entretanto, nem sempre as cumprimos. Isso porque, muitas vezes, elas não são tangíveis ou então não possuem um plano de como realizá-las. Para isso, a Campo Real separou algumas dicas para você não perder tempo e começar a colocá-las em prática. Em 2018, suas metas sairão do papel!

Analise o ano que passou

O primeiro passo para a definição das nossas metas é analisar como foi o ano que terminou. Quais foram as anteriores, quais delas você colocou em prática, as que não colocou e porque. Perceba quais áreas da sua vida você dedicou mais tempo e quais deixou de lado.

Ao analisar o passado, é mais fácil planejar o futuro de forma eficiente

A técnica SMART

Para definir metas mais possíveis de se tornarem realidade, uma técnica que pode ser utilizada é a Smart. Ela ajuda a transformar objetivos em metas. A palavra significa “esperta” em inglês, mas, também forma um acrônimo. Nele, você pode visualizar como devem ser suas metas: Específicas – Specifics; Mensuráveis – Mensurable; Realizáveis – Achievable; Relevantes – Relevants; Prazo definido – Timed.

Assim, escreva suas metas em um papel. Descreva-as de forma mais específica possível. Não esquecendo que ela precisa ser palpável e possível de tornar-se real. Além disso, é importante determinar em quanto tempo você quer alcançar sua meta.

Por exemplo, se seu objetivo é emagrecer. Defina como você fará isso, quantos quilos quer perder, e em quanto tempo você irá emagrecer. Agora você tem uma meta!

Plano de ação

Logo após definir as metas, é importante elaborar um plano de ação para elas. Anote em um papel aquilo que você deseja fazer para tornar sua meta real. Faça como achar mais conveniente, seja mês a mês, semana a semana ou dia após dia. O importante é elaborar uma maneira de atingir essas metas de forma palpável. Você pode anotar, por exemplo, quantos quilos quer perder por mês para atingir seu objetivo de emagrecer 10 quilos ao final do ano. E como irá emagrecer, seja fazendo reeducação alimentar, exercícios, etc.

Acompanhe e monitore suas metas

Registre cada passo que der na realização de suas metas. Dessa maneira, você poderá ter o controle de suas conquistas. Além disso, fica mais fácil visualizar e relembrar aquilo que você já fez e o que ainda precisa fazer. Você pode fazer seu plano de ação em um papel grande e colocá-lo em um lugar que esteja sempre vendo, como na parede do seu quarto. Assim, você pode organizar e anotar no mesmo plano de ação aquilo que já fez e o que irá fazer. Fica fácil acompanhar e registrar se elas estão sendo mesmo cumpridas!

Agora ficou bem mais fácil realizar ! Revise aquelas que você já tem e, se ainda não fez, mãos à obra! O ano está só começando, ainda dá tempo de escrevê-las e, com as dicas da Campo Real, de realizá-las!

E se uma de suas metas é ler mais, confira essa lista de livros para ler nas férias.