Para evitar a intoxicação alimentar, uma higiene adequada se faz necessário, impedindo assim a transmissão de doenças pela contaminação de micro-organismos e agrotóxicos.
Primeiramente, certifique-se se o local para fazer a higienização está limpo. Lave as mãos com água e sabão, antes de manipular os alimentos e depois de qualquer interrupção.
As frutas e verduras consumidas com casca devem ser lavadas com esponja molhada em água com solução de vinagre e em seguida passada em água corrente para tirar os micro-organismos.
Para isso, coloque 2 colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Deixe mergulhadas por 30 minutos. Caso haja larvas vivas ou algum inseto, o vinagre não mata, mas faz com que se soltem das folhas. Passe novamente em água corrente.
As frutas em que as cascas não serão consumidas, como: laranja, mimosa e banana e as frutas, legumes e verduras que serão encaminhados a processos que os submetam a ação do calor, como refogar. Esses podem apenas passar por água corrente, sem a utilização de hipoclorito.
Para os produtos que já são vendidos limpos e cortados, é necessário observar a procedência, se houve alguma desinfecção e armazenamento com embalagem, local e temperatura adequada.
Acesse o nosso site e fique ligado em outras dicas!
Larine de Lara – Acadêmica de Nutrição da Faculdade Campo Real
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.