É uma doença caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de Pressão Arterial (PA). Ser hipertenso significa que o coração tem que trabalhar para vencer os altos valores de pressão.
Muitos fatores podem ser responsáveis pela hipertensão, como: hereditariedade, idade, obesidade, tabagismo, sedentarismo, stress e uso de bebidas alcoólicas.
A maioria dos pacientes não apresentam sintomas. Mas… se a hipertensão não for tratada, ela pode afetar o cérebro, coração, rins e vasos sanguíneos, causando derrames cerebrais (AVC), insuficiência cardíaca, infarto do coração, paralisação dos rins e problemas na visão. Por isso, atente-se aos cuidados de prevenção e tratamento da doença!
Procure realizar refeições com frutas, verduras e legumes, pois são fonte de fibras, vitaminas e minerais, possuindo ação antioxidantes e auxiliando na função dos órgãos e tecidos.
É interessante diminuir alimentos com gordura animal, evitar o consumo de refrigerantes e doces, pois eles contribuem para a obesidade e por consequências problemas crônicos, como a hipertensão.
Evite o uso de enlatados e conservas, carnes embutidas, defumados e frituras, pois são alimentos ricos em sódio (sal) e com grande quantidade de conservantes.
Prefira temperos naturais como manjericão, canela, cominho, curry, mostarda seca, alho, cebola, páprica ou pimenta, deixando a preparação mais saborosa e saudável.
Acadêmicas de Nutrição: Larine de Lara e Mirian Roecker Stipa
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.