Acadêmicas de Nutrição desenvolvem ações de Prevenção à Hipertensão
26/04/2018No dia 26 de abril foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. As acadêmicas do quinto período de Nutrição desenvolveram ações de dicas e orientações, como atividade da disciplina de Educação Nutricional, ministrada pela professora Camila Florintino.
A hipertensão normalmente é conhecida como pressão alta, isso significa ter a pressão arterial constantemente igual ou maior que 14 por 9. A pressão aumenta por vários motivos, mas principalmente por que os vasos sanguíneos se contraem, e com isso, a pressão sobe.
Mas, o que acontece quando alguém tem pressão alta?
A hipertensão ataca os vasos sanguíneos, o coração, os rins e o cérebro, isso acontece porque a camada que recobre os vasos é machucada quando o sangue está circulando com a pressão mais elevada. Com isso, os vasos ficam mais endurecidos e com o passar dos anos podem entupir ou romper. Quando o entupimento acontece no coração causa a angina que pode causar um infarto.
Se o entupimento ou rompimento acontece no cérebro, pode levar ao derrame cerebral ou AVC. Nos rins, podem acontecer alterações na filtração, que podem levar a paralisia do órgão. Todas essas situações podem ser evitadas, quando a doença ainda não está instalada com a prevenção e com o controle adequado quando o diagnóstico já existe.
Essa doença atinge cerca de 5% das crianças, 25% dos adultos e, na terceira idade, esse valor passa dos 50%. Por isso o Ministério da Saúde tem vários materiais sobre a prevenção e o controle, como as notícias publicadas no Blog da Saúde e os Cadernos de Atenção Básica, além da Sociedade Brasileira de Hipertensão que tem várias dicas de como prevenir e controlar esse distúrbio.
Se você tem algum familiar que tenha essa doença fique atento, faça a aferição da pressão regularmente e tenha hábitos de vida mais saudáveis como fazer atividades físicas e ter uma alimentação rica em frutas, verduras, alimentos integrais e controle o uso do sal. Se você precisar usar a medicação, tire suas dúvidas com o seu médico, não abandone o tratamento e mantenha uma rotina mais saudável.
O grupo foi composto pelas alunas Ana Luiza Stroparo, Ângela de Souza, Amanda Probst, Bianca Mataczinski, Deborah Maria Naconecznei, Daiane Oliveira, Emanueli Dalla Vecchia, Fabiana Rodrigues, Glenda Chemeres, Gabriela Marquezin, Jessica Aparecida Ribeiro, Jessica Mendes e Kerulyn Maria Chanivski