Alunos de Psicologia visitam Hospital Regional em Francisco Beltrão

27/08/2018

Hospital Regional do Sudoeste – Dr. Walter Alberto Pecoits

A Psicologia Hospitalar é uma área de atuação do psicólogo que objetiva oferecer o suporte emocional ao sujeito em condição de adoecimento, com o propósito de encontrar recursos psíquicos para o enfrentamento da doença.

Em sua grande maioria, o recebimento de um diagnóstico acarreta algumas alterações psicológicas como ansiedade, medo da morte, insegurança, angústia e, muitas vezes, essas repercussões psíquicas impossibilitam adesão ao tratamento e enfrentamento do processo de adoecimento. Dessa forma, o hospital oferece ao psicólogo um espaço privilegiado para intervenções junto ao paciente, família e equipe de saúde.

Os alunos de Psicologia, do Centro Universitário Campo Real, realizaram uma visita técnica ao Hospital Regional do Sudoeste – Dr. Walter Alberto Pecoits, em Francisco Beltrão, acompanhados pela professora Debora Rickli Fiuza. Conhecer o ambiente hospitalar e a atuação do psicólogo neste contexto é um dos objetivos da disciplina Psicologia Hospitalar e Tanatologia.

A psicóloga do hospital, Angela Morais, abordou alguns temas relacionados à Psicologia Hospitalar, apontando as especificidades da atuação da Psicologia em todos os setores do hospital. Depois da exposição teórica, os alunos foram conduzidos pela psicóloga para conhecer a estrutura do hospital.