Acadêmicos das Engenharias promovem melhorias na Apadevi
13/09/2021Promovendo interação entre acadêmicos e comunidade, além de priorizar pelo compromisso social do Centro Universitário Campo Real, o Projeto de Extensão das Engenharias desenvolveu diversas ações em prol da Associação dos Pais e Amigos do Deficientes Visuais (Apadevi).
A instituição foi escolhida por possuir ações que poderiam ser atendidas pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
“As demandas eram diversas, desde coleta de alimentos para distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade, até a arrecadação de materiais, reformas e melhorias dentro da instituição. Também havia a necessidade de materiais didáticos para as aulas com os deficientes visuais”, explica o coordenador de Engenharia Elétrica, professor Carlos Roberto Borsato.
“O curso superior vai muito além do conhecimento teórico e científico. Com as ações aplicadas na Apadevi, fizemos a diferença na comunidade, principalmente por sabermos que melhoramos a qualidade do aprendizado deles. É muito gratificante fazer parte dessa experiência”, comenta a acadêmica do curso de Engenharia Elétrica, Maria Eloise Lopata.
Segundo o presidente da Apadevi, Américo Prado de Ramos, o trabalho desenvolvido pelo Projeto de Extensão das Engenharias foi espetacular, com inovações em materiais pedagógicos. “Quero agradecer aos alunos da Campo Real que prestaram esse nobre serviço para a nossa Apadevi, além dos professores por essa grande inovação que a gente teve aqui, na associação”, comenta.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO DAS ENGENHARIAS DA APADEVI
- Coleta de alimentos não perecíveis para distribuição às famílias dos alunos, em situação de vulnerabilidade social;
- Arrecadação de materiais em forma de doação para serem utilizados em reformas, das quais foram realizadas pelos próprios alunos, como por exemplo, na pintura e montagem da nova Secretaria;
- Reformas nas instalações elétricas, instalação de sistemas de telefonia, internet com fibra e iluminação de emergência;
- Reforma de bicicleta adaptada para deficientes visuais;
- Impressão de material didático em impressora 3D, onde todo o material arrecadado foi coletado ou doado pelos alunos participantes da extensão;
- Reparos na academia utilizada nas aulas de educação física;
- Elaboração de projeto para estudo de ampliação da sede;
- Manutenção nos computadores do laboratório de informática;
- Auxílio no evento de vendas de pierogis promovida pela Apadevi;
- Consultoria técnica em relação a melhorias e futuras expansões;
- Melhoria no sistema de gestão para cadastro dos alunos.