Top 7: As Frutas do Verão

As Frutas do Verão

Nessa estação do ano, verão, as frutas estão presentes no café da manhã, em sobremesas e em forma de lanches. Porém, cada fruta têm uma época do ano favorável, em que o ambiente, clima e solo estão mais apropriados. Dentre as frutas do verão estão:

Abacaxi

Fonte de Vitamina C e minerais. Auxilia na digestão de proteínas, é desintoxicante, seu período de safra abrange dezembro a fevereiro principalmente. Em uma fatia média ele possui 37 kcal.

Caju

Rico em vitamina do Complexo B e Ferro, seu período de Safra corresponde de janeiro a fevereiro. Uma unidade média corresponde a 55 Kcal.

Melancia

Rica em caroteno convertido em vitamina A, licopeno, vitamina C e vitaminas do complexo B. Uma fatia média corresponde a 50 Kcal. Na hora da compra, escolha as de casca firme e sem manchas escuras.

Melão

Possui ação diurético e laxante. Seu período de safra corresponde de dezembro a março e de julho a setembro. Na hora da compra, escolha os de casca firme, cor viva e sem rachaduras.  Uma fatia grande corresponde a 37 Kcal.

Pêra

Possui vitaminas B1, B2 e Niacina. Para escolher, de preferência à aquelas com casca sem ser dura, sem cortes, rachaduras ou manchas. Para seu armazenamento, conserve o aroma e o sabor em lugar fresco e seco.  O período adequado de safra é de Janeiro e fevereiro, já a importada é de até setembro. Uma unidade média corresponde a 59 Kcal.

Pêssego

Possui baixo teor calórico, fibras e baixo índice glicêmico. Na compra dê preferência aos de casca firme, mas não de casca dura. Seu período de safra corresponde de novembro a janeiro. Uma unidade média possui  21 Kcal.

Uva

É fonte de niacina e potássio. A niacina auxilia na pele, sistema nervoso e aparelho digestivo. O potássio junto ao sódio atua na concentração de líquidos das células. A uva Itália possui melhor situação no período de safra em janeiro a março, já a Uva Niágara em janeiro e fevereiro. Dez gomos médicos possuem 57 Kcal.

Acesse o site e fique por dentro do que está rolando!

Larine de Lara  – Acadêmica de Nutrição da Campo Real