tem dúvidas ou precisa de mais informações?
Entre em contato conosco através do WhatsApp!
Você já notou que a alimentação saudável está em alta? Esse é o curso para quem gosta de trabalhar na promoção da saúde e compreender a relação entre o alimento e o ser humano.
Você poderá desenvolver cardápios saudáveis para indivíduos ou coletividade, controlar a qualidade dos alimentos, realizar educação nutricional, prestar assistência e treinamento especializado e prescrever suplementos nutricionais e/ou dietas específicas para recuperação da saúde.
Os maiores empregadores estão na área da alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, indústria de alimentos, academias, nutrição em esporte ou alimentação escolar.
R$ 999,64
Pontualidade até dia 8 de cada mês - *Valores vigentes para 2025
R$ 1.162,37
Valor contratual
Entre em contato conosco através do WhatsApp!
Prof. Simone Carla Benincá
prof_simonebeninca@camporeal.edu.br
O Curso proposto tem seu currículo estruturado para a formação de profissionais com perfil compatível com o padrão de qualidade desejável para a população. Em conformidade com as Diretrizes do Departamento de Política do Ensino Superior para o Curso de Graduação em Nutrição (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Resolução CNE/CES 5/2001), e com seus próprios ideais de ensino, a Faculdade Campo Real pretende formar Bacharéis em Nutrição capacitados a atuar, pautados em princípios éticos, em todas as áreas de conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida.
A elaboração do Trabalho de Curso fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição, aprovadas pela Resolução nº 5 de 7 de novembro de 2001 do Conselho Nacional de Educação.
O Trabalho de Curso (TC) tem a função de organizar os conteúdos obtidos, pelos acadêmicos, no decorrer do Curso de Graduação, na medida em que estes escolhem temas de pesquisa e desenvolvem reflexões relacionadas com os conhecimentos trabalhados nas disciplinas.
O TC deve oferecer aos acadêmicos a oportunidade de desenvolver procedimentos metodológicos e de pesquisa que propiciem sistematizar, na prática, as noções teóricas adquiridas. Portanto, consiste em realizar uma pesquisa orientada e propiciar o desenvolvimento da produção científica.
O TC do Curso de Nutrição é apresentado em forma de monografia resultante de pesquisa individual, que deverá ser: bibliográfica, experimental, de campo, documental ou investigativa. Depois de definida a natureza do trabalho científico, os alunos devem seguir as Normas técnicas para elaboração e apresentação de trabalho da ABNT. Com esta atividade, os alunos de Nutrição integralizam as atividades acadêmicas.
No decorrer do período em que está sendo desenvolvido o TC, os alunos devem apresentam seminários, sob a orientação dos professores orientadores, e do professor responsável pela disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, considerando a escolha das temáticas bem como as questões fundamentais na efetivação dos respectivos projetos.
O Trabalho de Conclusão do Curso de Nutrição atende os seguintes objetivos:
Clique aqui para baixar o Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Nutrição
As Atividades Complementares constituem-se em ações de ensino, iniciação à pesquisa e extensão de caráter obrigatório a serem desenvolvidas pelo acadêmico no transcorrer do curso de graduação em Nutrição da Campo Real. Os objetivos gerais das atividades complementares são os de flexibilizar o currículo do Curso e propiciar aos seus acadêmicos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar e ainda, incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às diretrizes nacionais do ensino em Nutrição.
As Atividades Complementares, com regulamento próprio, totalizam 160 horas, fazem parte integrante do currículo do Curso, constituindo-se uma das dimensões do Projeto Pedagógico que garante a articulação teoria-prática. Seu cumprimento deve distribuir-se ao longo de todo o curso de Graduação.
Dessa forma, através da realização das atividades acadêmicas complementares o acadêmico, desde o início de sua formação, pode participar de eventos científicos em nutrição, entrar em contato com a prática profissional, participar de atividades de extensão e pesquisa e realizar prática profissional supervisionada em estágios curriculares não obrigatórios.
Para efetivação das horas complementares, o acadêmico de Nutrição da Campo Real precisa comprovar a realização de tais atividades por meio de certificação impressa, a ser entregue na IES para a Coordenação de Atividades Complementares, que fará o aproveitamento e contagem das horas realizadas.
O Estágio de Estudantes é regulamentado pela Lei n º 6.494, de 07/12/1977, Decreto n º 87.497 e Lei 9.131 de 25 de novembro de 1995.
No Curso de Nutrição as atividades de Estágio Curricular Supervisionado serão regidas pelo Manual de Estágio em consonância com o Regulamento de Estágio, Legislação Superior, Parecer do CNE/CES 1.314, de 7 de novembro de 2001, retificado pelo CNE/CES 72, de 19 de fevereiro de 2002, em adendo ao CNE/CES 62, de 19 de fevereiro de 2004, homologado em 12 de abril de 2004, e Resolução do CNE/CES nº 8 de maio de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Nutrição, visando facilitar o trabalho docente e discente do Curso de Nutrição da Faculdade Campo Real.
No Curso de Nutrição o estágio se apresenta como curricular obrigatório e não obrigatório. O Estágio Curricular Supervisionado obrigatório é oferecido aos alunos regularmente matriculados a partir do sétimo período do Curso de Nutrição. Neste caso, o aluno é acompanhado diretamente pelo supervisor local na unidade concedente de estágio e direta e indiretamente por professor supervisor da Faculdade que atende o aluno na unidade de estágio e na faculdade, com base no plano de estágios do curso. Já a segunda modalidade de estágio poderá acontecer desde o 1º período do curso, não sendo considerado como carga horária para o estágio obrigatório e, sim, como carga horária para atividade acadêmica complementar.
O estágio curricular obrigatório visa o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, concedendo ao aluno a oportunidade de vivenciar a prática profissional do nutricionista antes da sua inserção no mercado de trabalho. Os estágios curriculares obrigatórios ofertados pelo Curso de Nutrição compreendem as áreas de Administração em Unidades de Alimentação, Nutrição em Saúde Pública e Nutrição Clínica, sob os seguintes títulos: Estágio Supervisionado em Administração em Unidades de Alimentação e Nutrição, Estágio Supervisionado em Saúde Pública e Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, respectivamente, sendo que dentro do Estágio em Nutrição Clínica, o acadêmico deve cumprir atividades de práticas ambulatoriais no Ambulatório de Nutrição da Faculdade Campo Real, vinculado à Clínica Multidisciplinar – RealClin.
Conforme indicado na Matriz Curricular do Curso e do ponto de vista acadêmico, o Estágio consiste em atividades práticas realizada pelo acadêmico, com a supervisão de um professor designado para essas atividades. Portanto, são atividades obrigatórias do curso para consolidar as competências estabelecidas, permitindo assim, que os conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações, voltadas às dimensões do ser, do saber, do saber fazer e do conviver, delineando-se, dessa forma o perfil do egresso.
A realização do Estágio tem por objetivo oferecer aos acadêmicos do Curso de Nutrição a efetiva participação em situações reais de trabalho, visando a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, das competências e das habilidades adquiridas no decorrer do curso; o aperfeiçoamento e a complementação da aprendizagem; o desenvolvimento do aluno em âmbito social, profissional e cultural nas áreas de abrangência do Curso, conduzindo-o a uma postura profissional adequada.
Os estágios são realizados em locais, tais como: hospitais, unidades básicas de saúde, empresas, indústrias, escolas, centro de educação infantil e outras instituições, bem como na comunidade, em trabalhos de campo, prioritariamente onde há convênio, e um preceptor, necessariamente nutricionista, e supervisor de estágio. Para os estágios de Nutrição Clínica e de Administração em Unidades de Alimentação e Nutrição os serviços deverão ser chefiados por Nutricionista. Todos os estágios são supervisionados por professores da Instituição que fazem parte do Colegiado do curso. Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária total do estágio, prevista no currículo do curso.
Clique aqui para baixar o Regulamento do Estágio Supervisionado Curricular do curso de Nutrição.
As Atividades Complementares do Curso de Nutrição estão regulamentadas institucionalmente pela Resolução CONSEPE n° 05/2009, de 07 de abril de 2009.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.