Nos dias 18 e 19 de agosto, acadêmicos do décimo período do curso de Psicologia apresentaram seminários temáticos como conclusão das discussões teóricas desenvolvidas na disciplina Psicologia Forense no primeiro bimestre.
Os acadêmicos discutiram os seguintes temas:
– O papel do juiz e sua subjetividade nas decisões jurídicas, pelos alunos Ana Carla Alves, Derick Sullivan Laureano e Fabiula Cedorak.
– O abrigamento de crianças, pelos alunos Adriel José dos Santos Vieira e Vanessa dos Santos.
– Adolescência os atos infracionais, pelo aluno Joel Domingues do Amaral.
– Vitimologia, pelos alunos Bárbara Martins Lupepsiv e Giovani Caetano Jaskulski.
– Hospitais de Custódia, pelas acadêmicas Marizaine Pavoski e Thaysa Gonçalves.
Acadêmicos de outros períodos do curso foram convidados a participar das apresentações que contaram também com a presença de professores do curso. Esta experiência valorizou o trabalho dos acadêmicos, ao mesmo tempo em que instigou os demais alunos a conhecerem mais sobre esta disciplina que é optativa em nossa matriz curricular.
É importante lembrar que a área da Psicologia Jurídica oferece perspectivas muito positivas de inserção profissional, sendo inclusive bastante valorizada financeiramente. No entanto, a maioria dos profissionais não estão preparados para esta prática, que raramente é contemplada nos cursos de graduação. Os acadêmicos da Campo Real, por outro lado, não contarão com essa defasagem.
Profa. Ma. Angela Cristina da Silva
Docente do Colegiado de Psicologia e de Direito.