Colheita de soja na Fazenda Experimental supera expectativas
15/04/2015A cultura de soja, nesta safra 2014/15, foi estabelecida com total apoio das empresas TMG que doaram as sementes e a maioria dos defensivos e pela empresa AGP que patrocinou o fertilizante. A lavoura foi implantada em 7 hectares, e buscou-se comparar três tecnologias de soja transgênicas existentes no mercado.
Grande parte da área foi implantada com a cultivar TMG 7262 (Tecnologia Intacta e Inox), ou seja, material resistente ao ataque das principais lagartas e resistente ou tolerante a ferrugem. Outra cultivar estabelecida foi a TMG 2158/PRO (com tecnologia Intacta), apenas resistente às lagartas. O terceiro material era apenas RR, ou seja, resistente ao Roundup.
O que chamou a atenção foi a diferença de produtividades destas tecnologias. Enquanto a cultivar TMG 7262 produziu cerca de 4.200 kg/ha, a TMG 2158 chegou próximo a 3.600 kg/ha e o terceiro material, mal ultrapassou 3.000 kg/ha.
De qualquer forma, estamos satisfeitos com nosso resultado final, pois colhemos um total de 24.086 kg, ou seja, 401,4 sacas de 60 Kg com produtividade de 3.440 kg/ha.
Agradecemos à equipe pelo empenho na condução da lavoura, funcionários e estagiários, e às empresas que nos auxiliaram para que obtivéssemos este excelente resultado.
Agradecemos também ao produtor rural Roman Keller e ao acadêmico Norbert Keller, que não mediram esforços para que nossas colheitas, de feijão, soja e milho, fossem executadas dentro dos padrões técnicos recomendados.
Professor MSc Pedro Reichert
Coordenador Adjunto do curso de Engenharia Agronômica
Responsável pela fazenda experimental