Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza viagem cultural

14/09/2014

No dia 13 de setembro de 2014, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Campo Real realizaram sua primeira viagem técnica.

O destino foi a capital paranaense, e o objetivo da viagem foi apresentar aos acadêmicos os vastos campos de atuação da Arquitetura e Urbanismo, para isso, o Colegiado do Curso elaborou um itinerário que completasse este ciclo.

A primeira visita foi na Opera de Arame, cartão postal da cidade, é um teatro todo construído com tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato. Segundo a Professora Juliane Zielinski, o teatro foi montado em 75 dias e inaugurado no dia 18 de março de 1992. A Professora destacou durante a visita técnica que o espaço visa integrar a Arquitetura com a paisagem.

De autoria do Arquiteto Domingos Bongestabs, as estruturas tubulares totalizam 360 toneladas de aço e demonstram, apesar do peso, a leveza e a fragilidade de uma construção em arame.

A Segunda parada foi no Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Em2007, foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil. Foi explanado aos alunos pelo Professor Odair Oliveira Junior, que esta obra Arquitetônica foi projetada ao estilo Art nouveau, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. O Jardim botânico abriga inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas com três abóbodas. Do seu interior é possível ter uma vista privilegiada do Jardim estilo Francês. Nesta obra foi possível apreciar uma emblemática arquitetura épica inserida em um paisagismo clássico, importantes áreas de atuação do Profissional de Arquitetura e Urbanismo.

A terceira visita foi no Museu Oscar Niemeyer, localmente conhecido como Museu do Olho, devido ao design de seuedifício. O museu tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Pela sua grandiosidade, beleza e pela importância do acervo, atualmente representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional. O Complexo Arquitetônico, formado por duas edificações soma aproximadamente 19 mil metros quadrados e tem o segundo maior vão livre do Brasil, com 65m.

A última parada foi na mostra de Arquitetura de Interiores Casa Cor Paraná. Um evento que acontece anualmente em todas as Capitais do Brasil e apresenta as tendências para o Design de Interiores. Com esta visita, os alunos da Campo Real puderam apreciar as técnicas de iluminação, uso de materiais, revestimentos, automação arquitetônica, paisagismo e design de moveis.

Segundo os alunos que participaram da viagem, ela serviu para ampliar os conhecimentos e vivenciar o trabalho que estarão desenvolvendo ao concluir sua formação acadêmica.

Odair Oliveira Júnior – Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo