Apresentações artísticas, palestras e exposições marcam Semana da Cultura

07/10/2014

Para comemorar seus 14 anos, a Faculdade Campo Real promove entre os dias 6 e 10 de outubro a segunda edição da Semana da Cultura, que conta com palestras, passeios culturais, apresentações artísticas e mostra de trabalhos temáticos produzidos pelos alunos.

Como sugere o mote do evento deste ano, “Personalidades de Guarapuava e Região”, os trabalhos criados pelos alunos têm como foco a vida e a obra de pessoas que tiveram impacto no desenvolvimento de Guarapuava e dos municípios do entorno. Além disso, figuras conhecidas da região contribuem com a semana ao apresentar palestras sobre a história da região.

O objetivo da semana, segundo a coordenadora acadêmica da instituição, Sônia Maria Hey, é cumprir o compromisso da Campo Real de “estimular e propagar a cultura”. De acordo com ela, a programação – que tem como objetivo principal celebrar o aniversário da faculdade – condensa várias atividades artísticas, como exposições, música e artes cênicas. “E escolhemos o tema das personalidades de Guarapuava e região, porque essas pessoas, em tempo, devem ser homenageadas pela sua contribuição na região, em especial nesse momento em que a faculdade colabora tanto no desenvolvimento local. Essas personalidades desempenharam esse mesmo papel”, destacou.

Um dos palestrantes da semana, o escritor, fotógrafo e historiador, o ex-prefeito Nivaldo Passos Krüger, elogiou a iniciativa da semana cultural, assim como a escolha do tema. “É muito importante, porque cada um dos palestrantes tem uma experiência de vida, uma vivência positiva no município e na região”, afirmou. “A minha intenção nas palestras foi transmitir aos jovens algumas ideias minhas que deram certo, como forma de ampliar seu campo de perspectiva, de ir além da simples atividade técnica”. Krüger apresenta a palestra “O poder da propulsão”, que mostra como iniciativas criativas do poder público podem desencadear processos importantes na sociedade.

Outra personalidade que participa da programação é o comunicador Jauri Gomes, que traz sua palestra “Um passeio pelos monumentos históricos de Guarapuava”, que conta a história da colonização e consolidação do município com base nos monumentos da cidade. O jornalista Mauro Biazi também prestigiou a exposição dos alunos no primeiro dia do evento.

A programação se iniciou na segunda-feira, 6, com uma apresentação da Banda Municipal. Para isso, foi fechada a rua Barão de Capanema, em frente à unidade II, de modo que os alunos puderam acompanhar a exibição das janelas do prédio. A Invernada Artística Juvenil do CTG Fogo de Chão também realizou apresentações de dança na segunda e na terça-feira.

Confira a programação dos demais dias.